O base Diogo Ventura destacou a importância de a seleção portuguesa de basquetebol ter arrancado na quarta-feira com a uma vitória, sobre a República Checa, a participação no Eurobasket'2025, em Riga.

"Foi muito importante termos começado da melhor maneira, começar com uma vitória é sempre muito importante. Tendo em conta as equipas que este grupo tem, obviamente que a Chéquia era um dos nossos adversários diretos. Dá-nos muita confiança para continuar a trabalhar, para tentar o nosso objetivo, que é passar à próxima fase", explicou o internacional luso.

Portugal derrotou a República Checa por 62-50 e, na sexta-feira, defronta a Sérvia, apontada como a grande favorita à vitória na competição.

"Nós estamos a pensar jogo a jogo. O próximo jogo é amanhã [sexta-feira], contra a Sérvia, que dispensa apresentações. Toda a gente conhece os seus jogadores. Tem neste momento, na opinião de muita gente, o melhor jogador do mundo [Nikola Jokic]. E nós vamos tentar dar o nosso melhor e vamos ver o que a competição nos trás", disse à Lusa.

Para já, o objetivo português de rumar aos oitavos de final ficou reforçado, com o triunfo a abrir.

"Se ficámos mais perto? Sim, claro que sim. Tendo em conta que são seis equipas e passam quatro, na teoria teremos de ganhar a duas equipas. Já ganhámos a uma e vamos tentar ganhar o máximo de jogos possíveis", garantiu.

O base titular da formação das quinas lembra que "ainda faltam mais quatro jogos" no Grupo A e que Portugal pensa "jogo a jogo", a começar, para já com um "dificílimo".

"Eles são fortíssimos em todas as posições. É muito difícil ver pontos fracos numa seleção como a Sérvia. Nós, simplesmente, temos de dar o nosso máximo, tentar jogar o mais soltos possível e logo que sê qual é que é o resultado final", avançou.

A aposta será sempre na defesa, a chave do triunfo face aos checos, com apenas 50 pontos sofridos.

"A defesa sempre foi o nosso forte. Apostamos muito nesse capítulo para, precisamente, precaver jogos como o de ontem [quarta-feira], com a Chéquia, em que no ataque não estivemos tão bem. Mas, se nos agarrarmos à defesa, temos sempre hipóteses de ganhar. Foi o que aconteceu. E é a isso que nos agarramos todos os jogos", frisou o jogador de 31 anos.

Na estreia, o coletivo destacou-se na defesa e, individualmente, brilhou Neemias Queta, com 23 pontos e 18 ressaltos, um jogador "diferenciado", que "sobe o patamar" da formação das quinas.

O encontro entre Portugal e a Sérvia, da segunda jornada do Grupo A do Eurobasket2025, tem início às 21:15 locais (19:15 em Lisboa), na Xiomani Arena, em Riga.

Depois da Sérvia, Portugal, que começou com um triunfo sobre a República Checa (62-50), ainda defronta a Turquia (sábado), a coanfitriã Letónia (segunda-feira) e a Estónia (quarta-feira), precisando de ficar num dos quatro primeiros lugares do agrupamento para seguir para os 'oitavos'.

A 42.ª fase final do Europeu começou na quarta-feira e termina em 14 de setembro, disputando-se em Riga (Letónia), Limassol (Chipre), Tampere (Finlândia) e Katowice (Polónia).