O Conselho de Disciplina da FPF aplicou várias sanções pelos incidentes no FC Porto x Benfica. À parte, Viktor Gyokeres também visado.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aplicou várias sanções, divulgadas esta quinta-feira no mapa de castigos. Bruno Lage, treinador do Benfica, foi multado em 408 euros por ter feito um gesto com quatro dedos na direção dos adeptos do FC Porto, após o quarto golo da sua equipa.

«O treinador visitante, Bruno Miguel Silva do Nascimento, virou-se para os adeptos visitados, instalados na Bancada Poente inferior, levantou o braço e fez o gesto com os quatro dedos esticados, provocando uma reação dos adeptos que responderam atirando vários objetos na direção do banco visitante», pode ler-se no relatório do delegado da Liga.

Já no final do encontro, António Silva foi também punido com uma multa de 408 euros, na sequência de uma provocação verbal. À entrada para o túnel de acesso ao balneário, gritou “Chupa!”, o que originou confrontos verbais entre elementos das duas equipas. Dois fisioterapeutas do FC Porto reagiram com insultos e foram suspensos: Ricardo Jorge Pereira por 17 dias, com uma multa de 2870 euros, e José Ribeiro por oito dias, também com uma coima de 2870 euros.

«Identificámos os agentes desportivos do FC Porto, Ricardo Jorge Silva Pereira e José Carlos Santos Ribeiro, que insultaram o descrito jogador dizendo : ‘filho da p…, vai para o car…, chupa tu car…’», pode ler-se.

Fora do clássico, o Sporting foi igualmente sancionado. O clube de Alvalade terá de pagar 2040 euros devido ao atraso de cinco minutos no reinício da segunda parte de um jogo. Segundo o relatório, o atraso ficou a dever-se à necessidade do avançado Viktor Gyokeres trocar de meias ao intervalo.