
Mundial de Clubes, Final: domingo, 13 de julho de 2025, 20h00
A ANTEVISÃO: INGLESES E FRANCESES QUEREM ALCANÇAR O TÃO DESEJADO TÍTULO DE CAMPEÃO MUNDIAL
Praticamente um mês depois do início do Mundial de Clubes, onde foram disputados 62 embates, este encontra-se pertíssimo do seu final, com o Chelsea e o PSG a serem os protagonistas desta. Numa competição marcada de surpresas, nomeadamente pelos emblemas sul-americanos, a supremacia europeia acabou por prevalecer, com o duelo decisivo a contar com ingleses e franceses.
O Chelsea, liderado por Enzo Maresca, trilhou o seu caminho de forma estável, eliminando logo nos oitavos de final o Benfica, e deixando também pelo caminho a dupla brasileira do Palmeiras e Fluminense. Na fase de grupos, os ‘blues’ sofreram apenas um desaire, diante do Flamengo, aquando da segunda jornada do lote D, em jeito de reviravolta. Com este panorama, os londrinos fazem assim ‘olhinhos’ à conquista da competição, numa temporada em que já levantaram o título da Liga Conferência, diante do Bétis.
Do outro lado surge um PSG, em jeito de futebol champanhe, com prestações de alto nível nas diferentes fases do torneio internacional. Os franceses, que contam com a ‘armada lusa’, constituída por Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos, defrontaram na fase a eliminar o Inter de Miami (4-0), Bayern de Munique (2-0) e Real Madrid (4-0). A equipa de Luís Enrique coloca-se como a séria favorita a levantar mais um troféu, que poderá ser o quinto da atual temporada.
Assim sendo, o jogo entre Chelsea e PSG será uma partida de enormes emoções para as massas adeptas diretamente envolvidas, mas também para qualquer amante de futebol, pois qualquer final vem sempre acompanhada de diversos sentimentos associados. Nova Jérsia será assim o palco desta batalha onde será conhecido o próximo campeão do mundo.
10 DADOS RÁPIDOS
- Chelsea e PSG já mediram forças por oito ocasiões, sendo o histórico de triunfos favorável aos franceses (três vitórias).
- O último encontro entre as duas formações aconteceu em março de 2016, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões da temporada 2015/16.
- O primeiro embate de sempre entre ingleses e franceses aconteceu em setembro de 2004, igualmente relativo à prova milionária com os blues a vencerem por 3-0.
- Em embates entre as duas turmas, os londrinos têm uma pequena vantagem de golos assinalados em relação aos franceses (11 golos marcados e 10 sofridos).
- Chelsea e PSG nunca venceram o Mundial de Clubes.
- Curiosamente, as duas turmas levantaram títulos europeus na temporada em curso (Chelsea com a Liga Conferência e PSG a Liga dos Campeões).
- Edinson Cavani, ex-PSG, coloca-se como o melhor marcador de sempre em jogos frente aos ingleses – dois golos em seis jogos.
- Pedro Neto (Chelsea), Gonçalo Ramos, João Neves, Vitinha e Nuno Mendes (PSG), são os nomes portugueses presentes nesta final.
- Em caso de vitória francesa, os pupilos de Luis Enrique levantarão o quinto título da atual época.
- A partida será disputada no MetLife Stadium, situado em Nova Jérsia.
JOGADORES A TER EM CONTA
Cole Palmer – Embora o internacional inglês não esteja com total faro de golo, este foi decisivo nas rondas a eliminar do Mundial de Clubes, com uma assistência e um tento certeiro, nos oitavos de final e quartos de final, respetivamente e poderá ser um dos trunfos de Enzo Maresca para carimbar a conquista do título internacional.
Ousmane Dembelé – O camisola 10 do PSG tem sido protagonista de uma autêntica temporada de luxo, contribuindo de modo ativo para as conquistas recentes da turma de Paris e faz agora mira a mais um brilharete. Na presente edição do Mundial de Clubes, o internacional francês conta com dois golos e uma assistência.
XI´s PROVÁVEIS
Chelsea: Robert Sánchez, Malo Gusto, Trevoh Chalobah, Tosin Adarabioyo, Marc Cucurella, Moisés Caicedo, Cole Palmer, Enzo Fernández, Nkunku, Pedro Neto e João Pedro.
Treinador: Enzo Maresca
«Estamos muito felizes e orgulhosos por estarmos na final porque esta é a primeira edição do Mundial de Clubes e estão aqui os melhores do mundo. As últimas épocas não corresponderam às expectativas deste clube, mas esta época, felizmente, tudo correu bastante bem e estamos agora na final. Estamos muito orgulhosos por ajudar a equipa a regressar ao seu lugar».
PSG: Donnarumma, Hakimi, Lucas Beraldo, Marquinhos, Nuno Mendes, Vitinha, Fabián Ruiz, João Neves, Doué, Kvaratskhelia e Ousmane Dembélé.
Treinador: Luis Enrique
«Final? Vamos tentar, estamos lá quase. Queremos fazer história no nosso clube e tirar umas férias».
PREVISÃO DE RESULTADO: Chelsea 0-2 PSG