Chegou ao fim a série de invencibilidade do Benfica na Liga de basquetebol, que já se prolongava desde a época passada! 

Foram 31 vitórias consecutivas da equipa de Norberto Alves, numa sequência que terminou no Dragão Arena, onde o FC Porto teve uma ponta final mais forte para assegurar o triunfo por 103-89  (21-23; 27-25; 20-21; 35-20).

RECORDE O FILME DO JOGO.

O clássico foi muito equilibrado até à entrada do último quarto, mas o ataque encarnado perdeu inspiração depois de o Benfica ter chegado ao 69-64, e os dragões avançaram para um parcial de 12-0. 

Aqueles quase sete minutos sem marcar do campeão nacional revelaram-se fatais nas aspirações de prolongar a sequência vitoriosa, e o último período foi penoso para as águias, que viram o rival disparar para quase 20 pontos de vantagem (101-84) e ultrapassar a barreira dos 100 pontos.

O base norte-ameircano Max Landis, do FC Porto, foi o melhor marcador do encontro, com 27 pontos, incluindo seis triplos em 12 tentativas. Do lado das águias, Aaron Broussar foi o melhor, com 24 pontos, mas a eficácia do base dos encarnados caiu muito no último período, quando ele teve de assumir mais a iniciativa para tentar encurtar a desvantagem no jogo, e a equipa ressentiu-se disso.

Outro fator que pesou bastante no resultado final foi a diferença no número de ressaltos, com o FC Porto a conseguir 39, mais 10 do que o rival, 28 dos quais na tabel defensiva, onde o Benfica só conseguiu ganhar sete ressaltos.

Apesar da derrota, o Benfica mantém-se na liderança, agora com três pontos de vantagem sobre o FC Porto, que tem um jogo a menos. As águias falham, porém, o objetivo de ultrapassar a melhor série de invencibilidade na história da liga, que continua a pertencer ao Sporting que entre as épocas 2019/20 e 2020/21 somou 33 triunfos consecutivos.