
Fernando Gomes escolheu a sede do Comité Olímpico de Portugal (COP) para apresentar publicamente a sua candidatura à presidência do mesmo.
O ainda presidente da Federação Portuguesa de Futebol, de 72 anos, disse à plateia que pretende «transformar o COP num exemplo global de excelência, sempre com o atleta no centro de tudo».
O candidato revelou que foram muitos os apelos para que concorresse e agradeceu aos mesmos, impulsionado pelo contributo que pode dar à causa. «Vivo e sinto as emoções do desporto e do olimpismo desde os anos em que fui praticante de basquetebol. Para alguém que gosta de fazer e transformar, é muito gratificante poder contribuir para o engrandecimento do olimpismo, e continuar a elevar o desporto português ao mais alto nível, nacional e internacional, como tenho feito ao longo da minha vida», explicou.
Fernando Gomes quer criar a Casa das Federações, apoiar 34 esperanças olímpicas e aumentar em 30% atletas para a transição profissional.
O ainda presidente da FPF concorre frente a Laurentino Dias e Alexandre Mestre, ambos antigos secretários de Estado do Desporto nas eleições marcadas para 19 de março, pelos votos dos 35 membros ordinários — 34 federações olímpicas, com quatro votos, e a Comissão de Atletas Olímpicos, com dois — e dos 49 membros extraordinários (um voto cada).