O líder da equipa Ferrari, Frederic Vasseur, indicou que o foco estratégico da equipa para o futuro dependerá dos resultados das primeiras corridas da temporada de Fórmula 1 de 2025. A equipa, que ficou a poucos pontos do título de Construtores em 2024, está a caminho de apresentar um desafio formidável na temporada final do atual quadro de regras.

Vasseur revelou que a direção dos esforços de desenvolvimento da equipa para o próximo ano será determinada após as primeiras quatro ou cinco corridas da temporada de 2025. A posição da equipa no campeonato influenciará diretamente o momento desta decisão crucial.

O jogador-chave da equipa, Charles Leclerc, destacou uma série de melhorias incrementais feitas ao SF-25, culminando em um conceito substancialmente alterado. Entre as mudanças notáveis está a transição de uma suspensão dianteira de pushrod para pull-rod. Este desenvolvimento, segundo o Diretor Técnico Loic Serra, visa criar espaço adicional para melhorar o desenvolvimento aerodinâmico do carro ao longo da temporada.

No entanto, com mudanças significativas nas regulamentações à vista para a aerodinâmica e unidades de potência em 2026, a Ferrari deve ser cautelosa para não esgotar os seus recursos no veículo de 2025, correndo o risco de estar mal preparada para as regulamentações futuras.

Vasseur sugere que se a Ferrari estiver numa posição forte após as corridas iniciais da temporada de 2025, continuará a alocar recursos entre o carro do ano atual e o desenvolvimento do veículo para as novas regulamentações. Se a equipa não tiver um desempenho satisfatório nas corridas iniciais, Vasseur vê pouca justificação para um desenvolvimento adicional do SF-25. Ele deixou claro que, independentemente da classificação da equipa até ao verão, o foco mudará completamente para a temporada de 2026.

Vasseur antecipa que a Ferrari estará envolvida numa competição ao longo de um ano com os rivais McLaren, Mercedes e Red Bull, o que exigirá uma gestão cuidadosa dos recursos de desenvolvimento. Sugere que, a meio do ano, todas as equipas provavelmente redirecionarão o seu foco principal para a temporada de 2026.

Fornecendo um contexto histórico, Vasseur recorda a mudança de regulamentos anterior, no final de 2021. Apesar das mudanças iminentes, a Mercedes e a Red Bull continuaram a introduzir melhorias nos eventos finais. No entanto, ele acredita firmemente que o desenvolvimento adicional do carro atual após setembro ou outubro seria fútil.

Vasseur enfatiza a importância de reavaliar a posição da equipa após as primeiras corridas do campeonato. Se a equipa ficar significativamente para trás, seria imprudente continuar o desenvolvimento do carro atual. Por outro lado, se tiverem uma vantagem substancial, podem permitir-se dedicar mais recursos ao futuro. No entanto, ele descarta ambos os cenários como irreais, prevendo uma continuação da competição apertada do ano anterior entre as quatro melhores equipas.