
Na recente apresentação do Ferrari SF-25 em Fiorano, Lewis Hamilton registou um tempo 0,8 segundos mais lento do que o seu novo colega de equipa Charles Leclerc, de acordo com um relatório. Este desempenho surge logo após a diferença de quase dois segundos de Hamilton em relação a Leclerc num teste de pneus em Barcelona, algumas semanas antes.
Hamilton, o ex-piloto da Mercedes, está a preparar-se para a sua temporada inaugural com a Ferrari, marcando um ponto de viragem significativo na sua carreira. A equipa apresentou o seu novo carro para a temporada de F1 de 2025 logo após o evento de lançamento da temporada da Fórmula 1 em Londres, sinalizando o início da jornada de Hamilton com a Ferrari.
O SF-25 fez a sua estreia na pista na manhã seguinte à revelação, com Leclerc ao volante durante as 30 voltas iniciais. Hamilton assumiu o volante na sessão da tarde no circuito de testes da Ferrari em Fiorano. A apresentação em Fiorano, classificada como um dia de filmagens privado, não foi oficialmente reportada pela Ferrari.
No entanto, a publicação espanhola Marca relatou que a volta mais rápida de Hamilton em Fiorano foi oito décimos mais lenta do que a de Leclerc, com base em dados não oficiais. Estes números, no entanto, podem não ser totalmente indicativos do desempenho dos pilotos, dado os pneus Pirelli especiais utilizados para a apresentação, que são drasticamente diferentes dos pneus que serão utilizados na temporada de F1 de 2025.
O déficit de ritmo de Hamilton em relação a Leclerc foi anteriormente demonstrado durante um teste de pneus de dois dias em Barcelona no início deste mês, organizado pela Pirelli. Embora Hamilton inicialmente tenha superado Leclerc por 0,130 segundos, ele ficou atrás por um significativo 1,788 segundos no dia seguinte. A Pirelli alertou que os tempos de volta não têm real significado devido aos diferentes programas de trabalho realizados pela Ferrari e pela McLaren no local do Grande Prémio de Espanha.
O meio de comunicação italiano Auto Racer forneceu mais informações, sugerindo que os pilotos da Ferrari estavam a seguir programas separados. Leclerc, que se está a preparar para a sua sétima temporada completa com a Ferrari, foi a fundo logo desde o início, apesar de o foco não estar na pura performance. Hamilton, por outro lado, estava principalmente a construir a sua confiança e a ganhar uma melhor compreensão das suas necessidades em relação à equipa e ao carro para a próxima temporada.
Ambos os pilotos, segundo relatos, forneceram feedback positivo à equipa após as suas corridas. Hamilton, que celebrou o seu 40º aniversário no mês passado, enfrentou algumas dificuldades com o ritmo de uma volta durante a sua última temporada com a Mercedes em 2024, qualificando-se atrás do colega de equipa George Russell em 19 das 24 corridas. O sete vezes campeão do mundo, cuja única pole position nos últimos três anos foi no Grande Prémio da Hungria de 2023, admitiu a sua diminuição de velocidade durante a penúltima ronda da temporada no Qatar.
Em contraste, Leclerc é conhecido como um dos pilotos mais rápidos em uma única volta na atual lista. O piloto nascido em Mónaco garantiu 26 pole positions desde 2019, colocando-o quatro à frente do bicampeão do mundo e atual piloto da Aston Martin, Fernando Alonso. No entanto, o número de vitórias de Leclerc em corridas é de apenas oito, enquanto Hamilton detém o recorde com a sua 105ª vitória na carreira em Spa, em julho do ano passado.