Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) conquistou este sábado a sua primeira vitória numa etapa da Volta a França. O australiano impôs-se com autoridade após longa fuga na 20.ª e penúltima tirada da edição de 2025 da Grande Boucle.

Na estreia na mais prestigiada prova do ciclismo mundial, Groves junta assim o triunfo à excelente prestação na Vuelta, na qual venceu a classificação por pontos em 2023 e 2024.

Desta vez, foi o mais forte entre os fugitivos, isolando-se nos últimos 16 quilómetros do percurso de 184,2 quilómetros entre Nantua e Pontarlier e cortando a meta com o tempo de 4h06m08s.

Os neerlandeses Frank van den Broek (Picnic-PostNL) e Pascal Eenkhoorn (Soudal Quick-Step) fecharam o pódio da etapa, a 54 e 59 segundos, respetivamente.

A classificação geral não sofreu alterações significativas. Tadej Pogacar (UAE Emirates) continua de amarelo e está a um passo de garantir o quarto triunfo no Tour, mantendo vantagem de 4m24s sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike). O alemão Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe) permanece na terceira posição.

Este domingo, o Tour termina com uma ligação de 132,3 quilómetros entre Mantes-la-Ville e Paris, num final inédito que inclui três passagens pela colina de Montmartre, uma subida de quarta categoria. A última ascensão surge a apenas seis quilómetros da meta, prometendo espetáculo antes da consagração final na capital francesa.