Lando Norris, a estrela brilhante da equipa McLaren, elogiou o papel crucial de uma estratégia bem calculada da McLaren na conquista da sua vitória triunfante no Grande Prémio da Austrália, uma corrida de Fórmula 1. Esta vitória veio como um alívio após as desilusões do ano anterior, quando várias vitórias aparentemente garantidas lhes escaparam entre os dedos.

A volta no circuito de Albert Park viu Norris, com pneus intermédios, a manter Max Verstappen e o seu colega da McLaren à distância, mesmo enquanto a pista secava gradualmente e passava para pneus slicks. A decisão de mudar para slicks foi tomada pouco depois do acidente de Fernando Alonso na 34ª volta, que trouxe a segunda fase do Safety Car. No entanto, a incerteza pairava sobre o circuito, uma vez que a possibilidade de chuva ameaçava interromper a corrida.

Durante este momento de alta pressão, as linhas de comunicação entre Norris e o seu engenheiro de corrida estavam a funcionar a mil à hora. A questão de saber se deveriam voltar a pneus intermédios em caso de chuva tornou-se uma parte crítica da sua discussão, uma decisão que foi eventualmente posta à prova quando a chuva causou caos na 44ª volta.

Tanto Norris como Piastri tiveram dificuldades na Curva 12, mas Norris conseguiu aguentar, fazendo uma paragem nas boxes para voltar a trocar para os intermédios. Apesar da decisão tardia, revelou-se um momento decisivo. Assim que os concorrentes que se atreveram a enfrentar o mau tempo desistiram e recuaram para a zona das boxes, Norris recuperou a liderança, que manteve até ao final.

Reflectindo sobre a corrida, Norris admitiu que a capacidade de tomar decisões estratégicas rápidas e decisivas sob condições de tempo e pista em mudança era algo que a equipa McLaren tinha vindo a aperfeiçoar durante a época de inverno. Segundo ele, a equipa tinha perdido várias oportunidades em 2024 devido à indecisão. Recordou corridas no Canadá e em Silverstone onde a preparação da equipa não estava à altura. No entanto, desta vez, foram mais decisivos, chegando a fazer a chamada para entrar nos boxes apenas cinco metros antes dele. Isto, acredita Norris, foi a decisão certa que lhes garantiu a vitória na corrida.

Norris enfatizou ainda a importância de uma comunicação clara e constante com o seu Engenheiro de Corrida, Will Joseph, durante os momentos críticos do GP da Austrália. Agradeceu os esforços da equipa na parede dos boxes e dos membros que trabalhavam nos bastidores em Woking. Confessou que tinham feito algumas chamadas erradas no passado, nomeadamente em Silverstone, mas aprenderam com os seus erros.

Norris afirmou que a equipa tinha colocado muito trabalho em tornar as suas chamadas estratégicas “mais rápidas”. No entanto, reconheceu que a comunicação no dia da corrida não era exatamente “rápida”, mas mais um fluxo constante de conversas, o que ele acredita ter contribuído para o seu sucesso.

No final, Norris deu crédito à sua equipa de estratégia pela vitória em Melbourne. Destacou que não se tratava apenas de conduzir rápido no dia da corrida, mas de tomar as decisões estratégicas certas. A decisão de entrar rapidamente nos boxes quando a chuviscada começou revelou-se um ponto de viragem. Expressou a sua gratidão a Will e à equipa de estratégia pelo seu trabalho árduo e dedicação, reconhecendo que foram os seus esforços combinados que levaram ao triunfo em Melbourne.