Luca Marini está em fim de contrato com a Honda HRC Castrol no MotoGP, havendo vários rumores sobre o lugar em causa – que é um dos mais atrativos. Desde Toprak Razgatlioglu a Jorge Martín, passando por Johann Zarco, já foram especuladas várias opções.

O italiano admitiu que a gestão destes momentos tem as suas dificuldades e espera ter o futuro definido assim que possível: ‘É claro, não é fácil de gerir, mas também aprendemos a fazer este tipo de coisas. Sempre que estás no fim do teu contrato, tentas renová-lo ou mudar dependendo da situação. Gostaríamos de finalizar isto o mais em breve possível – no fim de contas é a tua vida, não só o desporto no geral, ser um piloto. São várias coisas, é um emprego. E, claro, para todos vós não é uma situação fácil neste momento’.

Embora admita que as distrações podem fazer parte nesta fase, Marini assegurou que em pista o foco está sempre lá: ‘Pode acontecer distrair-me por vezes – mas seguramente não quando estás em pista, porque crescemos a aprender várias coisas durante a nossa infância e uma dessas coisas é estar focado nesse momento: quando fechas a viseira, o resto do mundo está fora. É só o teu desempenho na moto. Isto é o mais importante’.

Sobre o seu contrato, o #10 confirmou que há conversas no sentido de renovar com a Honda: ‘Para mim, para o próximo ano, várias. Já disse há algumas corridas que estamos a falar para renovar o contrato. Tudo está sob controlo, diria. Ambos queremos o melhor para nós e estou muito satisfeito. Vejamos as próximas semanas. Espero que assim que possível, porque não temos uma janela de transferências como no futebol. Seria um pouco mais fácil para todos, mas penso que seria impossível fazer isso’.