
Dos 30 jogadores presentes no estágio do Sporting há a assinalar as estreias de David Moreira e Manuel Mendonça, dois jovens que procuram um lugar ao sol. O lateral já se estreou na equipa principal na última final da Taça de Portugal conquistada diante do Benfica. O médio, por seu lado, prometeu continuar a trabalhar para agarrar a sua oportunidade e, entretanto, numa entrevista à Sporting TV ambos revelaram o que têm aprendido nos últimos dias com os mais velhos.
"Eu olho sempre para os mais velhos. O Hjulmand e o Inácio são grandes exemplos e tento aprender ao máximo, não só com eles mas com todos os jogadores que estão cá há mais tempo. Tento sempre retirar dos mais velhos as coisas boas e as más para continuar a aprender. O Maxi Araújo e o Matheus Reis são grandes jogadores e eu tento aprender tudo o que é possível com eles", afirmou o lateral.
Manuel Mendonça repetiu quase as mesmas palavras do jovem companheiro de equipa. "Sem dúvida que tento aprender com os mais velhos e os hábitos que têm. As coisas que fazem dão-nos outra maturidade pois são homens casados, pais de família e, para nós, os mais jovens, é muito importante aprender com eles. Eu gosto de tirar uma coisa vincada de cada jogador...por exemplo do Hjulmand a liderança que dá ao jogo e a confiança; depois há o Pote que pode ser um jogador imprevisível. Eu gosto de tirar uma coisa de cada um e depois tento incutir isso em mim para me tornar um jogador mais completo", assinalou o médio que ainda destacou o percurso realizado desde que chegou ao Sporting: "Este é um grande momento para mim. Desde de pequenino vinha ver a equipa do Sporting jogar no Estádio Algarve nas pré-épocas, e agora estar com eles é gratificante. Sei que tenho de continuar pois o processo é longo, e isto é só mais um passo na minha etapa. Eu só tenho de dar o melhor pois se não conseguir mostrar a mesma consistência vai ser mais difícil".
Destacando os valores que "aprendeu" na formação do Sporting, o jovem esquerdino revela a ambição de aproveitar esta nova oportunidade após já ter alinhado na equipa principal. "É uma grande oportunidade e fico muito feliz. Tenho de aproveitar ao máximo. A adaptação ao grupo é fácil e eu fui muito bem recebido. Estar dentro de campo e jogar com os melhores torna tudo mais fácil", acrescenta o lateral que lembra as máximas que lhe foram incutidas na Academia: "Já faz parte de mim tudo o que me ensinaram, principalmente a disciplina, o rigor, a consistência. Sei que tenho de dar o melhor de mim todos os dias. Sei que nunca deixando de trabalhar posso chegar longe".
Novos exemplos
David Moreira e Manuel Mendonça passaram metade da vida na Academia e, hoje em dia, já são olhados com respeito pelos mais velhos, uma situação que encaram com naturalidade.
"O Sporting para mim é como a minha segunda casa, a minha família! É um amor que acredito que nunca vou perder. É inevitável quando se entra na Academia pois dão-nos todas as possibilidades para sermos o que pretendemos ser", garante o defesa que destaca o trabalho realizado em Alcochete: "O Sporting está trabalhar muito bem na formação pois 50 % dos jogadores estão na equipa principal hoje chegaram da formação. O facto de terem levado o clube até onde está demonstra o grande trabalho realizado. Aos mais novos só posso dizer que nunca deixem de trabalhar. Terão dias bons e outros maus, e terão épocas em que jogarão muito e outras em que não. Só têm de trabalhar sempre no máximo para serem consistentes".
Estas palavras são corroboradas pelo médio algarvio que destaca a aprendizagem que registou em Alcochete. "Para mim não há dúvidas que temos a melhor formação a nível europeu ou mesmo mundial pois temos todas as condições para sermos bons. Basta ver a quantidade de jogadores que o Sporting consegue formar, Tendo em conta o tamanho de Portugal em relação a outros países e depois ver a qualidade que há num só clube.temos de ser gratos por isso! A formação do Sporting é extraordinária e temos de agradecer todos os dias às pessoas que trabalham connosco todos os dias, das senhoras da limpeza ao presidente ..todos tentam ajudar e temos de estar gratos por isso", acrescenta o jovem que aguarda a sua oportunidade de forma paciente: "Sempre me foquei em mim, e só penso no que fazer para melhorar. Cada um tem o seu tempo e eu sei que hoje podemos estar bem e depois voltar ao início...o futebol é assim. Pretendo dar o meu melhor e não pensar em todas as outras coisas. É dar passo no momento certo e não dar dois passos rápidos para depois dar um atrás. O Sporting tem trabalhado bem colocando os jogadores num escalão acima, numa zona de desconforto, e é muito por aí".
Para terminar os dois jovens foram desafiados a falarem um do outro e, sem surpresa, os elogios sucederam-se. "O David é um dos melhores exemplos que tivemos aqui. Sempre esteve no seu canto a desenvolver o seu trabalho. Nunca mostrou egos ou virtudes e depois era aquele que passava mais tempo no ginásio. O David era aquele que chegava mais cedo e depois do treino estava lá a fazer trabalho de compensação. São essas pequenas coisas aparecem através do trabalho diário", afirmou Manuel Mendonça que não demorou a levar o troco do amigo: "O Mendonça é um grande jogador e um grande capitão. Eu acredito que trabalha no máximo todos os dias e, fruto disso, vai chegar longe".