
A portuguesa Mariana Machado esteve esta segunda-feira longe da discussão da vitória nos 10.000 metros dos Jogos Mundiais Universitários, em Bochum, descolando das primeiras antes do meio da prova e terminando a corrida no sexto lugar.e
A atleta bracarense, campeã mundial universitária há dois anos, ainda não recuperou totalmente de uma cirurgia ao apêndice, há dois meses, o que a afastava naturalmente da lista de candidatas ao pódio, sendo hoje creditada em 32.27,06 minutos.
Na primeira final de atletismo das Universíadas, a eslovena Klara Lukan foi destacada vencedora, em 31.25,84, novo recorde nacional e melhor marca da competição.
A queniana Sarah Wanjiru foi distante segunda, em 31.41,80, e a espanhola Alicia Berzosa terceira, em 32.00,73.
O dia de provas no estádio Lohrheidestadion, em Bochum, foi globalmente positivo para Portugal, com Agate Sousa a garantir a passagem à final do salto em comprimento, enquanto Beatriz Andrade, nos 100 metros, e Duarte Fernandes, nos 400 metros barreiras, avançam para as semifinais.
Agate Sousa, uma das melhores saltadoras em ação, teve qualificação fácil, num apuramento demorado, com mais de quatro dezenas de atletas na prova.
Com 6,52 metros, foi a segunda melhor das 47 atletas no concurso, um número invulgar a este nível.
Beatriz Andrade passou para a ronda seguinte com o oitavo melhor tempo das séries do hectómetro, 11,69. Correu na primeira série, em que foi segunda, e é uma das 24 semifinalistas.
O primeiro atleta luso a entrar em competição foi Duarte Fernandes, nos 400 metros barreiras, conseguindo a passagem às semifinais, com o quarto melhor tempo da primeira ronda.
Terceiro na sua série, com 50,38 segundos, passa a ser o 10.º melhor português de sempre.
No ténis de mesa, Patrícia Santos e Inês Matos terminaram a fase de grupos do torneio de singulares, femininos, só com vitórias e avançaram para o quadro principal.
Lucian Procopciuc (-74 kg) e Patrícia Fróis (-62 kg) foram os portugueses em ação no taekwondo, com percursos idênticos na prova.
Ambos venceram na primeira ronda, e perderam na segunda, terminando assim a sua participação com o 9º lugar.
No sábado, em Berlim, a nadadora Francisca Martins conseguiu a primeira medalha para Portugal nestas Universíadas, ao ser segunda nos 800 metros livres.
A competição está a decorrer na área metropolitana de Rhine-Rhur, na Alemanha, em seis cidades distintas (Bochum, Duisburgo, Essen, Mülheim, Berlim e Hagen).