O GP das Américas de MotoGP não foi fácil para Maverick Viñales, que acabou a corrida principal apenas em 14.º com dois pontos – tendo alguns infortúnios depois de até ter mostrado um ritmo competitivo. Hervé Poncharal, proprietário da Red Bull KTM Tech3, falou do desempenho do seu piloto.

Em entrevista ao site GPOne.com, o francês começou por enaltecer o apuramento direto para a segunda qualificação através do Treino de sexta-feira: ‘Estamos muito contentes com o Maverick, porque ele já teve uma boa sensação na sexta-feira numa pista que adora. Todos nos lembramos de 2024 […]. Com o Maverick, tivemos um piloto a entrar na Q2 na sexta-feira pela primeira vez este ano, o que nos deixou animados’.

Segundo Poncharal, as vibrações que tornaram inevitável o abandono na corrida Sprint já não foram um problema na corrida principal… em que toda a confusão que houve acabou por mitigar os efeitos de um problema técnico: ‘Os dados mostram que parar foi a decisão certa. Mas o que aconteceu ao Maverick no domingo foi uma verdadeira pena, porque a equipa tinha eliminado as vibrações. O Maverick estava contente no warm-up. Depois, houve um problema técnico na grelha mas, felizmente, eles puderam reiniciar a moto na via das boxes’.

Em todo o caso, o #12 teve de arrancar da via das boxes, o que o atrasou, como contou Poncharal: ‘O Maverick não pôde assumir a sua posição de arranque, por isso partiu da via das boxes e esteve, portanto, no último lugar durante sete voltas. Depois, o Maverick estabeleceu a volta mais rápida pessoal em 2m02,979s, subindo ao 13.º lugar. Mas ele perdeu alguma velocidade nas últimas duas voltas, o que o levou a perder uma posição. É uma pena, porque o Maverick poderia ter acabado a Sprint na zona pontuável, significando que ele poderia ter terminado no top nove’.

O proprietário da Tech3 acrescentou: ‘Não obstante, ele pareceu estar muito positivo acerca do futuro na noite de domingo, e é isso que adoro nele. O Maverick fez progressos na adaptação à KTM em Austin, e essa tendência vai continuar no Qatar’.