O traçado de Sachsenring, o mais curto do calendário do mundial MotoGP é um dos que melhores resultados Miguel Oliveira tem conseguido. Em 2024 o fim-de-semana alemão foi o melhor na passagem pela Aprilia para o agora piloto da Yamaha, tendo conseguido a segunda posição na grelha de partida, segundo posto na Sprint e o sexto lugar no final da corrida de Domingo.

De regresso à pista alemã Miguel Oliveira sabe que tem mais um desafio pela frente mas mostra-se optimista depois das sensações em Assen e o teste positivo que realizou em Brno na Républica Checa, ‘piscando mesmo o olho’ face à anunciada possibilidade de chuva, que a acontecer espera que seja para molhar mesmo a pista.

‘Espero que o fim-de-semana volte a ser positivo em continuação das boas sensações que tivemos em Assen e também no teste na Républica Checa. O fim-de-semana parece vir a ser um pouco complicado olhando para as previsões meteorológicas mas se chover esperamos que chova muito para podermos ter um bom ‘feeling’ com a moto em piso molhado.’

Reconhecido por todos como um dos melhores pilotos em piso molhado do campeonato, lado a lado com Jack Miller, Miguel Oliveira sabe onde a sua M1 tem mais dificuldades no dias de chuva…o que naturalmente espera que não aconteça.

‘O pior para a nossa moto é uma pista molhada que esteja a secar, por isso disse que em caso de chuva espero que chova mesmo a sério durante um bom período de tempo. É verdade que não testei muito a moto nestas condições desde Le Mans mas estou expectante por pilotar nestas condições.’

Miguel Oliveira reconhece igualmente que as qualificações não têm ajudado a melhores resultados, mas o problema está identificado e solução poderá ter que ser encontrada entre ele e a própria moto.

‘Não sei o que me falta nas qualificações, talvez seja um pouco da moto e um pouco de mim e tenho que o descobrir. Em Assen senti uma vibração no pneu dianteiro e também a electrónica não estava perfeita. São pequenas coisas que temos que solucionar.’

Sachsenring será a penúltima prova antes da paragem de Verão e Miguel Oliveira quer voltar aos bons momentos que sempre conseguiu neste circuito.