
Noronha Lopes é um dos candidatos à presidência do Benfica. Pretende fim da Taça da Liga e redução de número de equipas na Liga.
João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, pretende mudar os moldes competitivos do futebol português. Uma das suas propostas é a “extinção da Taça da Liga» que o candidato acredita não se justificar «de maneira nenhuma» e outra é a redução dos clubes na Primeira Liga.
«Há que ser claro: a atual formulação dos quadros competitivos do futebol português está estagnada e precisa de mudanças estruturais. O Benfica tem de liderar este processo e ter um projeto claro. Comigo na presidência do clube, vai existir uma visão estruturada e assente em medidas concretas que promovam a competitividade do nosso futebol. Proponho a extinção da Taça da Liga, já não se justifica de maneira nenhuma. Proponho a redução dos clubes na primeira divisão. Este campeonato não é para 18 equipas. Estou aberto a discutir tudo aquilo que tem a ver com a reformulação dos quadros competitivos», afirmou, em Mira.
João Noronha Lopes abordou ainda a centralização dos direitos:
«Temos de começar pela base. Na distribuição do bolo, vamos ter mais fatias, mas fatias mais pequenas. Precisamos primeiro de melhorar o produto e depois vemos como podemos ser mais competitivos com esta preocupação de que não abdico: o Benfica pensa pela própria cabeça. Somos partidários de criar condições de competitividade, mas que reconheçam a grandeza do Benfica e o que representa para o futebol português».