Há uma nova baixa nos quadros do futebol nacional e que vai mexer nos quadros competitivos inferiores. Devido à desistência de um clube da AF Portalegre que teria o direito de disputar o Campeonato de Portugal na época 2025/26, a FPF convidou a AF Porto, maior associação do país, a indicar um outro clube para ocupar a vaga, apurou Record.

Ora, esse clube é o São Martinho, emblema de Santo Tirso que foi o 3.º classificado na Liga Pro da AF Porto, atrás de Aparecida e Vila Meã. Com isso, gere-se o efeito dominó: o Foz é o clube convidado a subir do segundo ao principal escalão do futebol portuense e, ato contínuo, o Arcozelo será integrado na divisão de Elite, o 2º patamar. Em consequência disso, há um clube da 1.ª divisão (4º escalão) que será integrado na divisão de Honra para completar o elenco do 3º escalão distrital, mas a AF Porto ainda está em processo de apuramento desse clube.

O Foz, refira-se, já publicou uma nota nas redes sociais a dar conta desse convite endereçado pela AF Porto a subir à Liga Pro, o escalão principal da associação.