Formula 1 Shocker: Piloto Recebe ‘Presente’ de £14 Milhões Após Ser Despedido pela Equipa

Em uma revelação surpreendente, o ex-piloto da Alpine, Esteban Ocon, revelou que lhe foi entregue um chassis de carro no valor de £14 milhões pela sua antiga equipa quando decidiram dispensá-lo. A decisão inesperada ocorreu quando a Alpine substituiu Ocon pelo piloto de reserva Jack Doohan para a corrida final da temporada de 2024 e para todo o ano de 2025. Após um final tumultuado da sua passagem pela equipa franco-britânica, Ocon viu-se à procura de uma nova equipa, acabando por se juntar à Haas ao lado de Oliver Bearman.

A surpreendente reviravolta fez com que a Haas se destacasse na temporada atual, ocupando um confortável quinto lugar no campeonato de construtores com 20 pontos, enquanto a antiga equipa de Ocon, a Alpine, se encontra a languir no nono lugar com meros seis pontos. Para piorar a situação, Ocon revelou recentemente no podcast Beyond the Grid que a Alpine foi obrigada a entregar-lhe o seu carro A521, de acordo com uma cláusula no seu contrato. Este mesmo chassis tinha levado Ocon à vitória no Grande Prémio da Hungria de 2021.

“Não é realmente um presente. É um pouco mais complicado, estava no contrato,” explicou Ocon. “Portanto, eles foram obrigados a dar-lhe! É o chassis real e é [o] carro completo, tem um motor.” No entanto, Ocon esclareceu que não pode conduzir o carro devido à falta de componentes como baterias e ECUs, destacando os perigos de tentar operar o veículo sem a devida manutenção.

Uma pesquisa recente da Motorsport Magazine revelou que o custo de construção de um carro de F1 ascende a aproximadamente £14,6 milhões, sublinhando o gesto extravagante de despedida da Alpine para com Ocon. Apesar da sua única vitória em grande prémio no GP da Hungria de 2021, onde superou nomes como Max Verstappen, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, Ocon ainda não conseguiu replicar esse sucesso no circuito da F1. No entanto, o francês orgulhosamente guarda o seu A521 daquela vitória histórica na sua garagem em casa, em França.

A chocante saga do ‘presente’ luxuoso de Ocon da Alpine adiciona uma nova camada de drama ao já intenso mundo da Fórmula 1, deixando fãs e comentadores em admiração perante o gesto sem precedentes.