
O futebolista Orkun Kokçu vai deixar o Benfica e assinar pelos turcos do Besiktas, por empréstimo de um ano com cláusula de compra obrigatória no valor de 25 milhões de euros, anunciou o clube da I Liga portuguesa.
"A Sport Lisboa e Benfica -- Futebol, SAD informa que chegou a um princípio de acordo com o Besiktas para o empréstimo do jogador Orkun Kokçu durante a época desportiva 2025/26. O referido princípio de acordo inclui a opção obrigatória de transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador, pelo montante de Euro 25.000.000 (vinte cinco milhões de euros)", informou a SAD dos 'encarnados', em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Na mesma nota enviada ao regulador do mercado, o Benfica adianta que aquele valor será "acrescido de uma remuneração variável associada a objetivos, pelo que o valor global da transferência poderá atingir o montante de Euro 30.000.000 (trinta milhões de euros)".
O internacional turco, de 24 anos, chegou ao Benfica na época 2023/24, proveniente dos neerlandeses do Feyenoord, num negócio de 25 milhões de euros (ME) - aos quais poderiam acrescer mais 5 ME por objetivos -, que o tornaram a contratação mais cara do futebol português, até à última sexta-feira, face aos 32 ME que o FC Porto desembolsou pela totalidade do passe do avançado espanhol Samu.
Nas duas épocas ao serviço dos 'encarnados', o médio, que tinha contrato com o Benfica até 2028, disputou 98 jogos nas diferentes competições, com 19 golos apontados e 22 assistências.
Nascido nos Países Baixos, mas de ascendência turca, Orkun Kokçu dividiu a formação por Groningen e Feyenoord, tendo-se estreado pela equipa principal do emblema de Roterdão em setembro de 2018.
O médio deixa a Luz depois de um conflito com o treinador Bruno Lage no Mundial de clubes, na partida frente aos neozelandeses do Auckland City, na altura em que foi substituído.
Apesar de o jogador e o treinador terem revelado que a situação ficou resolvida, Orkun Kokçu acaba mesmo por deixar as 'águias', preparando-se para a primeira experiência no campeonato da Turquia.
Antes, o médio já tinha criticado numa entrevista o alemão Roger Schmidt, antecessor de Bruno Lage no comando do Benfica.
No emblema de Istambul, o internacional turco vai juntar-se aos portugueses João Mário e Rafa e ao checo David Jurasek, com os quais se cruzou no Benfica, bem como a Gedson Fernandes, outro antigo jogador dos 'encarnados'.