Portugal venceu hoje a Nigéria, por 79-61, na terceira e última jornada da fase de grupos do Mundial feminino de sub-19 de basquetebol, garantindo a segunda posição da 'poule' B, em Brno, na República Checa.

Dois dias depois da histórica vitória sobre a China (75-52), a primeira de sempre em Mundiais sub-19, Portugal, que perdeu com o Canadá (88-49) na estreia, somou o segundo triunfo e segurou o segundo lugar, que lhe permite jogar com Israel, terceiro classificado do Grupo A, nos oitavos de final.

Após um arranque equilibrado do encontro, Portugal passou definitivamente para a frente do marcador ainda no primeiro período, com um triplo de Maria Andorinho, a 2.44 minutos do final, que colocava o marcador em 14-13.

Com uma vantagem de 17-14 no final do primeiro período, a equipa lusa entrou bem após o curto descanso, com um parcial de 14-3, que a deixava com uma vantagem de 11 pontos (28-17), mas a Nigéria ainda recuperou para quatro pontos de atraso (28-24), antes de Portugal chegar ao intervalo a vencer por 36-27.

Na segunda parte, a Nigéria conseguiu por duas vezes colocar-se a três pontos de distância, a última já no quarto período (62-59), a 6.17 minutos do final, mas, até ao apito final, as africanas apenas marcaram mais dois pontos, contra 20 de Portugal.

Clara Silva voltou a estar em destaque na seleção portuguesa, com mais um 'duplo-duplo', de 17 pontos e 14 ressaltos, mais três roubos de bola e cinco desarmes de lançamento.

Leonor Peixinho (16 pontos, seis ressaltos e quatro roubos de bola), Marta Rodrigues (14 pontos e cinco ressaltos) e Maria Andorinho (11 pontos e oito ressaltos) também chegaram à dezena de pontos, enquanto, na Nigéria, Idubamo Beggi (17 pontos) e Tobenna Nweke (16) foram as melhores.

Portugal terminou o Grupo B, com cinco pontos, menos um do que o Canadá, medalha de bronze no último Mundial, mais um do que a Nigéria e dois do que a China, que hoje foi derrotada pelas canadianas, por 115-52.

Os oitavos de final disputam-se na terça-feira, ainda sem hora definida, com Portugal a defrontar Israel, que terminou no terceiro lugar do Grupo A, depois de ter perdido com os Estados Unidos, por 114-40.

As norte-americanas venceram a 'poule', com seis pontos, fruto de três vitórias, mais um do que a Hungria, dois do que Israel e três do que a Coreia do Sul.