
Diana Gomes manteve vivas as esperanças de Portugal em alcançar, pela primeira vez, a fase a eliminar de uma grande competição, ao marcar o golo do empate aos 89 minutos e garantir o 1-1 frente à Itália na segunda jornada.
Ainda assim, a Seleção Nacional continua a três pontos das italianas e precisa de ajuda de terceiros para seguir em frente. A Bélgica, por seu lado, foi derrotada por 6-2 frente a Espanha na última jornada e, com duas derrotas nesta fase, já não pode alcançar os quartos de final.
Portugal só poderá chegar aos quartos-de-final se vencer a Bélgica e a Itália perder com a Espanha. Nesse cenário, lusas e italianas ficariam empatadas no segundo e terceiro lugar, sendo então o desempate feito pela diferença de golos total.
No entanto, tudo se decide esta sexta-feira pelas 20 horas. Francisco Neto foi claro, na antevisão.
«Só será a melhor participação se passarmos. Podemos chegar aos quatro pontos e ficar pelo caminho, há equipas com três que passam, no Masculino fomos campeões da Europa assim. O futebol tem destas coisas.»
De fora, está Ana Borges que foi expulsa no duelo diante da Itália. Como opção mais provável, Catarina Amado será a substituta da mais internacional de sempre no onze inicial. Telma Encarnação foi suplente utilizada no último encontro e poderá ser titular para agitar as águas.
Do lado da Bélgica, há uma baixa confirmada. Hannah Eurlings está fora do jogo por lesão e Elísabet Gunnarsdóttir deu conta que irá manter o onze inicial na sua titularidade, com essa única contrariedade.
Dia de tudo ou nada. Emoções ao rubro e tensão máxima em Sion.
Onzes Prováveis
Portugal: Patrícia Morais, Catarina Amado, Diana Gomes, Carole Costa, Joana Marchão, Fátima Pinto, Andreia Norton, Kika Nazareth, Tatiana Pinto, Diana Silva, Telma Encarnação
Bélgica: Lisa Lichtfus, Jill Janssens, Amber Tysiak, Janice Cayman, Laura Deloose, Sari Kees, Mariam Toloba, Jassina Blom, Justine Vanhaevermaet, Jarne Teulings, Tessa Wullaert