
O Tribunal Arbitral do Desporto deu razão ao FC Porto relativamente à sanção aplicada pelo Conselho de Disciplina da FPF - multa de 11.424 euros – num processo relativo ao jogo com o Benfica, a 29 de setembro passado, em que um grupo identificado como sendo portista provocou o colapso de grades de segurança, forçando a intervenção da PSP, além de roubar bebidas e alimentos do bar do Estádio da Luz. Foi ainda reportado o arremesso de uma cadeira do setor 34 da bancada do Piso 3 para uma zona destinada a adeptos benfiquistas.
O TAD considerou que as ações incorretas dos adeptos, a apropriação de bens e o arremesso da cadeira, não podem ser atribuídas ao FC Porto. Além disso, sublinha que seria extremamente difícil para o clube prever ou impedir tais comportamentos. «No caso em apreço, as condutas incorretas de adeptos infratores, praticadas fora do recinto desportivo, com a apropriação de bens, e ainda por um adepto que terá arremessado uma cadeira, desconhecendo-se quem serão estes infratores, jamais poderão ter sido praticadas por indução da Demandante [FC Porto] e dificilmente esta poderia ter prevenido ou até impedido a prática de tais atos», defendeu o TAD.
Assim, o colégio arbitral decidiu absolver o FC Porto das infrações disciplinares inicialmente imputadas, revogando a decisão anterior. Desta forma, a multa aplicada ao clube fica sem efeito.