O elemento em maior destaque do Sporting no nulo registado contra o Borussia Dortmund, na 2ª mão do playoff da Liga dos Campeões, Rui Silva conseguiu impedir um golo dos alemães na marca de penálti e ainda somou outras cinco defesas, numa exibição que mereceu elogios do universo leonino e teve ainda outro condimento especial. É que, fruto do resultado conseguido no Signal Iduna Park, o guarda-redes internacional português somou um total de 100 partidas na carreira sem sofrer golos.

"Atingir este marco é uma emoção indescritível. E fazê-lo com a camisola do Sporting é ainda mais. Estou grato a todas as pessoas que me apoiaram ao longo da minha carreira, desde os meus treinadores aos meus colegas de equipa. Cada jogo sem sofrer golos é o resultado
de um grande trabalho de equipa e de um empenho diário. Esta conquista não é apenas uma satisfação pessoal, mas também um símbolo da força e coesão que encontrei em todos os grupos em que tive a sorte de trabalhar", assumiu, em declarações à assessoria de imprensa, o guardião de 31 anos.

Reforço do Sporting na última janela de inverno proveniente do Betis, Rui Silva reparte assim os jogos com a baliza inviolada por várias competições. Ao serviço do Nacional, num total de 56 jogos realizados, não sofreu em 14 deles; enquanto que no Granada esteve 44 jogos (em 128) sem conceder golos; e outros 37 (em 114) no Betis. Por sua vez, mais recentemente, ao serviço do Sporting, o camisola 24 dos leões leva 3 jogos com a baliza a zeros num total de 7 efetuados. Já na Seleção nacional, também teve um jogo sem sofrer, um registo idêntico ao que sucedeu no contexto dos sub-21 de Portugal.