A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-19 conquistou esta terça-feira o seu primeiro triunfo no Europeu, ao impor-se à Turquia por 38-30, ao quinto jogo em Podgorica.

A disputar a ronda intermédia, depois de ter sido afastada da ronda principal, as lusas vão lutar pela melhor posição entre 17.ª e 24.ª, com jogos na quinta-feira, sexta-feira e domingo, aguardado ainda por conhecer as adversárias.

As turcas começaram melhor e até chegaram a estar na frente até aos 3-2, mantiveram o empate aos 5-5, porém a seleção portuguesa, inspirada por Iara Ribeiro e Sofia Oliveira, particularmente inspiradas no primeiro tempo, deu a volta e atingiu o intervalo com quatro golos de vantagem, aos 20-16.

Na etapa complementar a toada manteve-se, com as lusitanas a manterem sempre uma margem confortável que foram aumentando, progressivamente, até aos oito golos finais.

Iara Ribeiro, com 11 golos e 85% de eficácia, foi destacadamente a melhor marcadora do encontro, enquanto na Turquia se destacou Seval Bozova, com sete.

Na fase preliminar, as portuguesas perderam com a França, Noruega e Eslovénia, enquanto nesta ronda intermédia já tinham sido derrotadas pelos Países Baixos.