
Uma Seleção de três atletas, Catarina Dias, Sofia Oliveira e Iuri Fernandes, vão competir no kickboxing dos Jogos Mundiais, em Chengdu (China), de 7 a 17 de agosto, a expensas próprias, sob bandeira neutra.
Os custos da comitiva de oito pessoas terá um gasto em transportes à volta dos 12.000 euros, suportados pela FNKDA, entidade reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional (COI) e Federação Internacional de Kickboxing, mas não integrada na delegação do Comité Olímpico de Portugal (COP), por não ser reconhecida com a Utilidade Pública Desportiva pela Tutela.
A estadia e equipamento será oferecida pela organização do evento, à semelhança de países sem condições financeiras ou assolados por problemas políticos ou em guerra.
Assim, os atletas em causa que se apuraram no Europeu'2024 para a competição não poderão usar a bandeira nacional e, mesmo que conquistem o ouro, o Hino Nacional não será tocado, à semelhança, por exemplo, dos atletas russos.
Catarina Dias, do GD Mirandelense, vai competir a -70 kg, Iuri Fernandes (KO Team) luta a +94 kg e Sofia Oliveira (Desportivo de Guimarães) a -60 kg.