
Os velejadores portugueses Francisco Uva e Duarte Reis falharam este sábado o acesso à regata das medalhas no Europeu de juniores da classe 470, ao concluírem as 11 corridas de qualificação fora dos 10 primeiros lugares, em Matosinhos.
Situada na 22.ª posição à entrada para o penúltimo dia de competições, a dupla do Clube Naval de Cascais foi 20.ª na 10.ª regata e 23.ª na 11.ª e derradeira, descendo dois lugares na classificação geral, longe do acesso à luta pelo título, que será discutido no domingo.
Os franceses Lomane Valade e Julien Bunel mantiveram-se na liderança, com 27 pontos, seguidos dos israelitas Roy Levy e Ariel Gal, com 32, e dos alemães Amelie Wehrle e Riccardo Honold, com 49, bem acima dos 146 somados por Francisco Uva e Duarte Reis.
O vento soprou de forma consistente do quadrante noroeste, com intensidades entre os oito e os 12 nós, enquanto o mar esteve mais calmo do que na véspera, com quase meio metro de ondulação.
Além da 'medal race' em 470, o último dia de competições em Matosinhos trará as duas regatas finais na classe 420, em que Tiago Martins dos Santos e Manuel Sêncio passaram da 14.ª para a 20.ª posições, com a dupla lusa a terminar a nona corrida em 21.º e a 10.ª em 33.º.
O pódio é encabeçado por duas duplas gregas, constituídas por Dimitra Peleki e Fevronia Bouzana, com 39 pontos, e por Sokratis Chamarias e Iason Xypas, com 47, ambas à frente dos brasileiros Said Royo e Bernardo Oliveira, com 49 - o par do Clube Naval de Cascais tem 105.
Portugal tem mais hipóteses de lutar pelas medalhas na prova de 420 para o escalão de sub-17, em que Tomás Pacheco e Manuel Rocha melhoraram duas posições e ocupam agora o quinto lugar, após serem 11.ºs na nona regata e oitavos na 10.ª, com 79 pontos.
Os italianos Nicolas Margaria e Eduardo Cavero permanecem isolados na frente, com 26 pontos, contra 62 dos gregos Eleni Galazoula e Stavros Aronis e 64 dos compatriotas Sara Anzellotti e Alberto Nardocci.