O ABANCA, a Afundación – Obra Social ABANCA e a Fundação José Saramago (FJS) assinaram nesta quinta-feira um protocolo de colaboração que marca o início de uma aliança estratégica para o desenvolvimento conjunto de projetos e iniciativas nos domínios da cultura, dos direitos humanos e do meio ambiente.

Entre as ações previstas no âmbito do protocolo, incluem-se seminários, projetos formativos, programas de sensibilização e iniciativas culturais de dimensão transnacional. Cada projeto poderá contar com a colaboração de outras organizações públicas ou privadas, maximizando o seu impacto e alcance.

Este acordo de cooperação enquadra o relacionamento institucional entre as duas entidades e abre caminho à realização de programas partilhados e eventos públicos que reflitam os valores e os objetivos comuns, refere o ABANCA em comunicado.

A parceria assenta numa visão humanista e transformadora do papel da cultura e da ação cívica, comprometendo-se ambas as instituições a fomentar o diálogo, a cidadania ativa e a sustentabilidade

O protocolo assinado terá a duração de cinco anos e estabelece um compromisso mútuo com a divulgação das atividades realizadas, garantindo-lhes visibilidade junto de diferentes públicos e territórios.

“Esta parceria representa um marco fundamental na nossa missão de promover a cultura, a educação e os valores humanos. Unir forças com a FJS permite-nos reafirmar o nosso papel como agentes dinamizadores do desenvolvimento social e cultural, dentro e fora da Galiza, criando redes de cooperação com entidades de referência ibérica. Juntos, estamos a construir pontes que fortalecem o tecido social e inspiram um futuro mais justo, solidário e consciente”, considera o presidente do ABANCA, Juan Carlos Escotet.

O acordo foi assinado por Francisco Botas, CEO do ABANCA, e por Pilar del Rio, presidente do Conselho de Administração da Fundação José Saramago, e contou com a presença de Pedro Pimenta, administrador do Eurobic – Grupo ABANCA. A parceria será posteriormente administrada por Sérgio Machado Letria, Presidente-Executivo da FJS e por Pedro Pimenta, administrador do Eurobic – Grupo ABANCA.