O Banco CTT já escolheu o seu novo presidente executivo. Francisco Barbeira, que saiu da gestão do Banco BPI no início deste ano, é o nome que está já em avaliação do Banco de Portugal para substituir Luís Pereira Coutinho, que, como o Expresso noticiou, renunciou às suas funções.
“Como é do conhecimento público, ao terminar o mandato em curso, o CEO do Banco CTT, Luís Pereira Coutinho deixará de exercer as funções de presidente da Comissão Executiva. Nesse sentido, em linha com a política de sucessão vigente, iniciou-se em devido tempo o processo conducente à sua substituição, tendo sido selecionado Francisco Barbeira”, indica um comunicado do Banco CTT enviado às redações esta sexta-feira, 27 de dezembro.
“Decorre presentemente o correspondente processo de Fit & Proper junto do Banco de Portugal, findo o qual a designação do novo CEO será formalizada em Assembleia Geral eletiva do Banco que terá lugar, previsivelmente, durante o primeiro semestre de 2025”, segundo o comunicado. O Fit & Proper é o processo através do qual o supervisor analisa as competências para o exercício das funções.
Iniciado em 2022, o atual mandato da administração do Banco CTT termina no fim deste ano, mas a assembleia que escolherá a nova composição é só no próximo ano. O presidente executivo é agora escolhido pela atual composição, mas só no próximo ano entrará em funções. O Banco CTT, que abriu em 2016, é detido na sua esmagadora maioria pelos CTT, sendo que a seguradora Generali Tranquilidade adquiriu recentemente 8,71% do capital, no âmbito de uma parceria estratégica, através da qual nomeia um administrador, Pedro Carvalho. A distribuição de dividendos, disse Pereira Coutinho ao Expresso, só deverá ocorrer em 2027.
Já Francisco Barbeira saiu do BPI no início de 2024, na sequência de desentendimentos com outro administrador executivo, Pedro Barreto. As divergências fortes que então se fizeram sentir acabaram por ditar as duas saídas por mútuo acordo – Pedro Barreto está na administração da Impresa, dona do Expresso; Barbeira segue agora para o Banco CTT.
No Banco BPI, Francisco Barbeira contou com uma longa vida profissional, iniciada em 1996, tendo entrado para a administração executiva em 2017. Era o responsável pela banca de particulares, bem como da parte de digital e inovação, focos de atuação do Banco CTT.