O Banco de Portugal (BdP) foi o vencedor do ‘Transparency Award’, atribuído pelo jornal Central Banking, focado nestes atores do sistema financeiro global. O prémio foi atribuído com base na renovação do site do regulador bancário e também na estratégia para os canais digitais, segundo revela o júri.

A vice-governadora do Banco de Portugal, Clara Raposo, num vídeo divulgado nas redes sociais da instituição defende que “a transparência não é um destino”, mas sim “um caminho que temos de percorrer todos os dias”. Acredita também que todas as “ações, mensagens e decisões” devem ser “comunicadas de forma clara, acessível e facilmente compreensível por todos os cidadãos”, que, no fundo, são as pessoas que o banco serve, relembra, e realça que a justificação das mesmas é o que gera confiança.

Os membros do júri dos prémios, na sua explicação, revelam que a renovação do site do BdP, com uma maior acessibilidade à informação, fruto de um estudo aprofundado por parte do BdP, com inquéritos a jornalistas, economistas e investigadores. Houve um esforço na otimização da pesquisa por informação no site, de acordo com o diretor da divisão de conteúdo, design e canais digitais, Luís de Carvalho Campos. Esta atualização, a par das campanhas de literacia económica e financeira nos vários canais digitais, foram elementos essenciais nesta vitória. Destacam ainda que o banco central se soube adaptar ao “campo mediático em rápida transformação”.

Em relação à equipa de comunicação digital do BdP, o júri sublinhou as campanhas que foram levadas a cabo nas redes sociais do banco para explicar a inflação e as razões que levavam o Banco Central Europeu a subir as suas taxas e como isso levaria ao controlo da inflação, por exemplo. Com os seus cinco membros, a equipa de comunicação digital conseguiu produzir, para a primeira campanha, um total de sete publicações, que englobavam pequenos vídeos animados explicativos, que geraram 157 mil impressões e 18 mil interações, distribuídas entre Instagram, LinkedIn e Youtube. A segunda campanha contou com 61 publicações e 15 podcasts, que resultaram em 556 mil impressões e 10 mil interações nas plataformas digitais do banco.

Em termos de presença nas redes, o banco central aumentou o seu número de impressões no LinkedIn para 13,9 milhões em 2024, uma subida de 292%. No Youtube, o BdP conseguiu alcançar 662 mil visualizações, um aumento de 429%, de acordo com o Central Banking. Já no Instagram, a subida foi de 32%. Olhando para os seguidores nestas plataformas, o Banco de Portugal destaca-se como o banco central da Zona Euro com mais seguidores no Instagram, totalizando quase 35 mil. Já no LinkedIn, possui 161 mil seguidores, ficando apenas atrás do Banque de France, entre os 20 bancos do eurosistema presentes nesta rede social. Estes dados remontam a 29 de janeiros, segundo o júri.

Por fim, os jurados salientaram as iniciativas de comunicação interna do BdP. O banco central disponibilizou aos seus trabalhadores uma série de pequenos vídeos a explicar o que fazer em determinadas emergências, tais como incêndios ou ‘break down’ do sistema informático.