O MoraBanc, banco familiar de Andorra, vai começar a operar em Espanha após a compra do Banco Europeu de Finanças (BEF) à Unicaja, por 45 milhões de euros. O negócio já foi aprovado pelo Banco de Espanha e pelas autoridades financeiras de Andorra, tendo as licenças para operar em Espanha já sido emitidas.

O grupo tem grandes expectativas de crescimento em Espanha, onde já atua através das plataformas de consultoria MoraWealth — uma gestora de patrimónios — e da recentemente adquirida Tressis, uma boutique financeira com 15 agências em território espanhol e mais de sete mil milhões de euros em ativos sob gestão.

Com a combinação destas plataformas e a licença incorporada pelo BEF, o grupo poderá ampliar a sua oferta de serviços, incluindo produtos de captação de depósitos e financiamento. Ao atual catálogo de serviços de consultoria financeira, gestão de patrimónios e planos de pensões, poderá juntar as ofertas tradicionais de um banco de retalho, como depósitos, contas à ordem ou produtos de poupança e crédito.

Com esta operação, o MoraBanc poderá competir diretamente com as restantes instituições de Andorra presentes em Espanha — Andbank e Creand — que também possuem licença bancária, reforçando o papel das empresas do Principado no mercado espanhol, após anos de ostracismo devido ao sigilo bancário que era promovido naquele território ao arrepio das regras da União Europeia.