A Carris Metropolitana está a implementar gradualmente o serviço Tap&Ride nas suas linhas de autocarros, permitindo aos passageiros utilizarem cartões bancários com tecnologia ‘contactless’ como forma de pagamento direto da tarifa de bordo.

O objetivo é disponibilizar uma alternativa prática, rápida e sem necessidade de dinheiro físico ou títulos de transporte pré-comprados.

“Estamos a construir um sistema de mobilidade mais moderno e inteligente, onde a tecnologia está ao serviço de uma melhor experiência para o passageiro. Esta nova funcionalidade é um reflexo da nossa estratégia de apostar em soluções digitais que simplifiquem e incentivem o uso do transporte público”, explica Rui Lopo, administrador da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), em comunicado.

As primeiras linhas a disponibilizar este novo sistema entraram, em testes, no passado dia 23 de julho, incluindo a 1624 | Cascais (Terminal) – Portela de Sintra (Estação Norte), a 2769 | Lisboa (Campo Grande) – Santo António dos Cavaleiros, via Cidade Nova, e a 3001 | Almada (Cristo Rei) – Cacilhas (Terminal).

Agora, o serviço Tap&Ride passou também a estar disponível nas linhas 1633 | Ericeira (Terminal) – Portela de Sintra (Estação Norte), 2727 | Estação Oriente – Loures, via Unhos, e 3710 | Costa da Caparica (Terminal) – Lisboa (Areeiro).

O alargamento a outras linhas continuará de forma faseada ao longo dos próximos meses, com novas ativações semanais, explica a empresa. Esta nova opção irá estar disponível nas linhas cujo número começa por 1, 2 ou 3, correspondentes às áreas já abrangidas nesta fase. As linhas que começam por 4 serão incluídas em breve.

“Tornar a vida mais simples através de pagamentos fáceis, rápidos e seguros faz parte do ADN da SIBS. Este projeto materializa essa missão, a partir de hoje será possível viajar na Carris Metropolitana de forma prática e imediata, apenas com o cartão e sem necessidade de carregamentos. Este projeto resultou de uma estreita colaboração entre a SIBS, a TML e os nossos parceiros CARD4B, APDU, AXIANS e AMI”, sublinha Teresa Mesquita, Administradora da SIBS.

A partir de agora, quem utiliza habitualmente a tarifa de bordo deixa de estar limitado ao pagamento em numerário: basta aproximar um cartão bancário (físico ou digital, via smartphone ou smartwatch) do validador amarelo para validar a viagem. São aceites cartões bancários nacionais e internacionais com tecnologia ‘contactless’.