
O grupo Renault acaba de nomear François Provost como novo presidente executivo, um quadro com 23 anos de serviço no universo da histórica marca automóvel francesa, com mais de 100 mil colaboradores nos vários continentes.
Um mês e meio depois da saída de Luca de Meo da liderança executiva do grupo automóvel Renault, a marca anuncia o seu substituto, depois de uma curta passagem pelo lugar – na condição de interino – de Duncan Minto.
François Provost é licenciado pela École Polytechnique e engenheiro-chefe do Corps des Mines. Após ter iniciado a sua carreira na alta administração pública, ingressou no grupo Renault em 2002.
Ocupou vários cargos executivos em França e em toda a Europa, incluindo o de CEO da Renault-Nissan Portugal de 2005 a 2008.
Em 2010, a sua carreira tomou definitivamente um rumo internacional, tornando-se vice-presidente executivo da Renault Rússia, e depois desempenhou as funções de Presidente e CEO da Renault Samsung Motors na Coreia durante cinco anos. Depois passou ainda pela China e assumiu também cargos de direção para a região da Ásia-Pacífico.
Em comunicado emitido esta quarta-feira, o grupo automóvel refere que “o conselho de administração do grupo Renault, reunido hoje, sob a presidência de Jean-Dominique Senard, decidiu, na sequência de uma recomendação da Comissão de Governo e Remunerações, nomear François Provost como CEO da Renault S.A. e Presidente do Conselho de Administração da Renault S.A.S., com efeitos a partir de 31 de julho, para um mandato de quatro anos.
O Grupo Renault publicará os seus resultados financeiros semestrais amanhã, quinta-feira, 31 de julho.