A cantora e compositora Angélique Kidjo, oriunda do Benim, país da África Ocidental, vai ser a primeira artista africana negra a receber uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood, nos Estados Unidos.

Kidjo, de 64 anos, foi um dos 35 nomes anunciados na quarta-feira durante uma conferência de imprensa. A artista junta-se a Charlize Theron, atriz sul-africana branca, para representar o continente africano no Passeio da Fama, que conta com mais de 2700 estrelas. A data para a inauguração da estrela ainda não foi anunciada.

A 19 deste mês, Kidjo regressa a Portugal para uma atuação com a Orquestra Clássica de Espinho inserida no Festival Internacional de Música de Espinho. O evento terá lugar na Praça Dr. José de Oliveira Salvador e a entrada é livre.

A artista cresceu no Benim, mas foi para Paris em 1983, denunciando a opressão do Governo do país na altura. Em 1990, lançou o álbum Parakou. Angélique, vencedora de cinco prémios Grammy, tem mais de quatro décadas de carreira e 16 álbuns lançados. É embaixadora da Unicef e da Oxfam, e tem uma instituição de caridade, Batonga, que se dedica a apoiar a educação de jovens raparigas em África.

Com Lusa