Conheci a marca Carlos Santos ( santosshoes.com ) há muitos anos, através do director de comunicação da APICCAPS (associação do calçado nacional), Paulo Gonçalves e nunca mais fui a mesma. Realço o facto desta marca ser para o consumidor masculino, com alguns modelos femininos, porque alguns clientes internacionais assim o exigem! Primeiro conheci a marca, e depois o homem que lhe dá o nome, Carlos Santos, um senhor que merece todo o meu respeito por ser em empreendedor e um profissional de excelência.

O nosso primeiro encontro decorreu na primeira edição dos Fashion Awards Portugal organizado pela Fashion TV, em 2012. A simpatia e o charme foram duas das características que se destacaram logo no primeiro encontro. Carlos Santos cresceu no mundo do calçado, em São João da Madeira, desde os 14 anos que trabalha na fábrica Zarco, empresa que acabou por comprar e é há vários anos o único dono deste negócio.

Ao longo de várias décadas, tem construído um negócio especializado no calçado masculino, no segmento de luxo, sendo produtor para outras marcas internacionais, no entanto, cedo percebeu que poderia investir numa marca própria. Exporta mais de 98% do que produz, podendo ser encontrado em dois pontos de venda nacionais: Lisboa – Rosa&Teixeira; Porto – Marques Soares.
A qualidade e o bom gosto dos modelos que cria, para a sua marca, não deixam indiferentes quem aprecia calçar o que de melhor o mercado nacional e internacional tem para oferecer. Das propostas mais clássicas às mais descontraídas, todos têm em comum a preocupação em oferecer o que de melhor existe para homens que apreciam usar calçado com design, conformo e qualidade.

Nos últimos anos podem-se ver algumas figuras internacionais a usar a marca, como é o caso de Maluma, Willy Chavarria (fotografia 1), o actor Ian Harding (fotografia 2), o jogador de futebol Sebastian Lletget (fotografia 3), o rapper Stonebwoy (fotografia 4), ou o TikToker Chris Olsen. O sucesso da Carlos Santos tem sido um processo de “muito trabalho e persistência”, como afirma o fundador da marca, apostando em factores que se demarcam no sector, investindo em inovação e tecnologia, de forma a concorrer com os melhores do mundo. “O segmento do calçado é feroz, como outras áreas, exige permanente atenção à concorrência, ao que de melhor se está a fazer, quais são as inovações disponíveis, saber o que o cliente quer, defender a qualidade dos profissionais que todos os dias dão o seu melhor para o sucesso da empresa”, frisa Carlos Santos à VIP.

Sei que para muitos homens os melhores sapatos são os italianos, os franceses ou os ingleses, mas se ainda não conhecem esta marca, têm de o fazer, porque a Carlos Santos está ao nível do que de melhor se faz no mundo, e é fulcral que os portugueses aprendam a consumir o que é nacional e é bom!

Texto: Catarina Rito; Fotos: D.R.