
Diogo Jota e André Silvamorreram num trágico acidente de viação em Espanha. De acordo com os primeiros resultados da investigação, falava-se num rebentamento de pneu e de excesso de velocidade.
Paulo Vieira Pinto, perito em acidentes de viação, esteve no CNN Fim de Tarde e questionou alguma tese inicialmente avançada pela polícia espanhola sobre uma possível ultrapassagem de Diogo Jota. “Coloca-se a ideia de o rebentamento ter sido muito anterior a uma eventual ultrapassagem”, começa por explicar.
“Se considerarmos…”
E acrescenta: “Se nós quisermos considerar a questão da ultrapassagem como possível, e integrando os outros vestígios (…), podemos verificar algo que pode ser interessante: o indivíduo vai a circular, o pneu rebenta, o Diogo Jota tenta controlar o veículo usando os travões, o carro perde o controlo direcional e foge para a sua esquerda, podendo dar a sensação ao indivíduo que estava à sua frente de que estava a iniciar uma ultrapassagem no momento em que rebenta o pneu.”
Contudo, Paulo Vieira Pinto ainda fornece outra teoria de que o internacional português teria feito uma “manobra de emergência” antes de despistar-se. “Se temos uma marca de travagem, é sinal de que temos uma reação. Isso significa que o Diogo Jota, um ou dois segundos antes do desfecho, ter-se-á apercebido e terá feito uma manobra de emergência para reduzir a velocidade. Se considerarmos a marca de travagem e o tempo de reação, temos uma noção do que aconteceu.”