
Zoe Saldaña foi considerada a melhor atriz secundária na noite deste domingo, 16 de fevereiro, na anual cerimónia de entrega dos prémios da Academia Britânica de Cinema (BAFTA), mas foi o seu discurso - no palco e fora dele - que saiu 'vencedor'.
Nas declarações feitas ao vivo, da sala principal do Royal Festival Hall, em Londres, a atriz mostrou-se em lágrimas e agradeceu não só à mãe, aos filhos e ao marido, Marco Perego-Saldaña, como a toda a equipa do filme que lhe deu o galardão - e que conta a história do desaparecimento de um líder de um cartel que se transforma numa mulher - Emília Pérez.
Mas, por se ter visto 'obrigada' a terminar o seu emocionante discurso por conta dos tempos estipulados pela organização, Zoe Saldaña não chegou a comunicar tudo o que queria. À conversa com os jornalistas, na sala dos vencedores, teve oportunidade para o fazer e foi isso mesmo que aconteceu, de acordo com o Deadline, citado pela ELLE.
"Dedico todos estes prémios e o filme Emilia Pérez ao meu sobrinho, Eli. Ele é a razão - eles são a razão - pela qual me inscrevi para fazer este filme. Como tia orgulhosa de uma vida trans, estarei sempre ao lado da minha comunidade de pessoas trans”, referiu, dedicando a condecoração a Eli Saldaña.
O momento circula nas redes sociais, com especial 'força' no X, antigo Twitter, como se pode verificar em baixo.