Morreu a cantora Preta Gil, este domingo, 20 de julho. A notícia foi confirmada pela assessoria da cantora à revista Quem.

A artista lutava contra um cancro e encontrava-se a realizar tratamentos nos Estados Unidos. Em 2023, foi diagnosticada com um tumor colorretal, que entrou em remissão no final do mesmo ano. Porém, em 2024, a cantora foi novamente diagnosticada com cancro, desta vez, em quatro locais do corpo.

Preta Gil foi submetida a tratamentos de quimioterapia e radioterapia e, em dezembro do ano passado, passou por uma cirurgia de 20 horas para remoção dos tumores. Esgotadas as hipóteses de tratamentos no Brasil, a cantora rumou aos Estados Unidos onde acabou por falecer.

Filha do cantor Gilberto Gil, Preta Gil nasceu a 8 de agosto de 1974 e era uma das mais reconhecidas artistas brasileiras. Lançou o seu primeiro álbum no início dos anos 2000 e destacou-se com temas como Sinais de Fogo, Só Amor ou Mulher Carioca. Era também uma voz ativa na luta contra o racismo e a gordofobia e defensora dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+

A cantora deixa um filho, Francisco, de 28 anos, e uma neta, Sol de Maria, de sete.