Jorge Nuno Pinto da Costa deixou o país de luto este sábado, 15 de fevereiro. Mas a história do ex-presidente do FC Porto é vasta e o lado mais romântico foi posto à prova com cinco casamentos e alguns polémicos.

“Das [paixões] a sério, fui um homem de poucas. A grande paixão foi o Futebol Clube do Porto”, contou Pinto da Costa no ‘Alta Definição’, da SIC, no ano passado. “Acho que devo respeitar todo o passado porque o passado não me envolve só a mim, envolve outras pessoas (…) A beleza atrai-me [no sexo feminino]. Mas depois tem de ser mais do que isso. A pessoa tem de ter carácter, e isso para mim é mesmo muito importante“, referiu ainda.

Leia mais: AS ÚLTIMAS HORAS DO EX-PRESIDENTE DO FC PORTO: “SÓ PEDIA QUE…”

Sem ter sofrido por amor, garante que a diferença de idades para com as mulheres nunca o incomoodou: “Eu sigo pela minha cabeça. Nunca deixei de tomar nenhuma atitude por ter medo do que venham a dizer“.

A passagem pelos casamentos de Pinto da Costa

Casado pela primeira vez aos 27 anos, o namoro começou quando tinha 19 anos e Manuela Carmona Graça, filha de familiares amigos, tinha 16 anos. O casal deu o nó em 1964 e desta relação nasceu Alexandre, atualmente com 57 anos.

Em 1985, viveu uma paixão com Filomena Morais, na altura com 21 anos e ele com 48 anos. Os dois casaram 1998, tiveram uma filha, Joana, atualmente com 38 anos. Contudo, a relação foi terminada em 2002.

Em agosto de 2001, assumiu aquele que seria o namoro mais polémico… com Carolina Salgado. Após a separação em outubro de 2007, Pinto da Costa e a segunda ex-mulher voltaram a dar uma oportunidade ao amor e casaram pela segunda vez.

Porém, voltaram a divorciar-se em 2012, no mesmo ano em que trocou alianças no Brasil com Fernanda Miranda, 50 anos mais nova e com quem namorava já há três anos. Divorciados anos depois, começou a relação com Cláudia Campo, que ficou agora viúva.

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Arquivo