É comum associar a terapia de casal ao último recurso antes da separação. Porém, este tipo de terapia pode trazer muitos benefícios em diferentes fases dos relacionamentos amorosos.

O site Cerebral explica porque é que esta pode ser uma ferramenta útil mesmo para casais que se encontrem numa boa fase, e como é benéfica consoante a fase do relacionamento.

Início do namoro:

No começo das relações, a terapia de casal vai ajudar a criar uma fundação sólida, ajudando na comunicação, na criação de barreiras e na construção de confiança.

Noivado:

Em terapia, os noivos poderão falar dos seus objetivos e discutir tópicos sensíveis como finanças, dinâmicas familiares e metas profissionais, antes da nova fase do relacionamento.

Casamento:

A vida de casados pode trazer desafios e, por vezes, a chama inical pode começar a extinguir-se. A terapia de casal pode ajudar a descobrir as necessidades emocionais de cada um, promovendo empatia; a desenvolver ferramentas saudáveis de resolução de conflitos; e a fortalecer a relação através de comunicação proativa e mais compreensão mútua.

Parentalidade:

A chegada de filhos pode fragilizar até os mais fortes relacionamentos. A terapia pode funcionar como um espaço seguro para resolver conflitos, equilibrar responsabilidades, gerir stress e manter a intimidade.

Saída dos filhos de casa:

Quando chega a altura de os filhos irem viver sozinhos, muitos pais sentem-se perdidos. Nem sempre é fácil o casal ajustar-se a uma 'casa mais sossegada' mas, em terapia, podem focar-se num futuro entusiasmante, redescobrindo hobbies em conjunto, por exemplo.

Reforma:

A altura em que se deixa de trabalhar pode ser também desafiante para os casais que, agora, passam mais tempo juntos. O terapeuta pode ajudar a ajustarem-se à nova liberdade e rotinas.