A BMW está a apostar forte na nova F 450 GS, mas há um detalhe que pode mudar o jogo: a inclusão de uma versão com caixa de velocidades semiautomática. Esta funcionalidade, inspirada no sistema ASA utilizado nas motos boxer da marca, pretende atrair uma nova geração de motociclistas.

‘A ideia é reduzir as barreiras à entrada. Muitos jovens ainda se intimidam com o uso de embraiagem e mudanças manuais’, terá explicado um dos engenheiros envolvidos no projeto, citados pelo TodoCircuito. A marca quer mostrar que conduzir uma GS não exige experiência extrema.

A versão com transmissão semiautomática será disponibilizada como uma opção premium, com um custo adicional, mas poderá ser determinante para alargar a base de clientes. Ao facilitar a condução, especialmente em cidade ou terrenos mais técnicos, a F 450 GS abre a porta a utilizadores menos experientes sem comprometer a performance.

Embora a estética e tecnologia sigam o ADN da família GS, a F 450 GS aponta claramente a um público mais jovem e urbano. Segundo a BMW, este motor de 450 cc poderá dar origem a outras variantes no futuro, como uma naked ou uma desportiva.