A icónica série Z da Kawasaki prepara-se para receber um novo membro de alto calibre. Registos de homologação recentemente submetidos à rigorosa Agência de Recursos do Ar da Califórnia (CARB) revelam os planos da marca nipónica: a chegada da nova Kawasaki Z1100 está iminente, prevendo-se que seja lançada como modelo de 2026.

O código de homologação ZR1100HT não deixa margem para dúvidas. De acordo com a lógica de nomenclatura habitual da Kawasaki (onde, por exemplo, a Z900 corresponde a ZR900), este novo código confirma o regresso de uma naked de litro ao catálogo da marca.

Segundo os mesmos documentos, a Z1100 partilhará o mesmo motor de quatro cilindros em linha com 1.099 cc utilizado nas actuais Ninja 1100 SX e Versys 1100. Este motor debita aproximadamente 136 cv às 9.000 rpm e 113 Nm às 7.600 rpm, números que colocam a futura Z1100 acima da actual Z900, mas ligeiramente abaixo da última Z1000, que saiu de produção em 2021.

Esta escolha técnica parece revelar a estratégia da Kawasaki: não entrar na corrida desenfreada de potência das hypernaked actuais, mas antes oferecer uma naked equilibrada, com prestações generosas e acessíveis no quotidiano.

Embora não haja ainda confirmação oficial quanto à parte ciclística, tudo aponta para que a Z1100 herde o quadro perimetral em alumínio, o braço oscilante e os componentes de suspensão e travagem da Ninja 1100 SX, adaptados à configuração naked. Com esta base, o peso deverá manter-se controlado, possivelmente abaixo dos 230 kg, e o design seguirá a filosofia agressiva e marcante da linha ‘Sugomi’.

Depois da renovação da Z900 prevista para 2025, a chegada da Z1100 surge como uma progressão natural no alinhamento da marca. A sua apresentação oficial poderá acontecer ainda no final de 2025, com vista à comercialização no ano seguinte.