A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa comemorou, este domingo, 88 anos de existência, numa cerimónia que contou com a presença de representantes da Liga dos Bombeiros Portugueses, da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Câmara Municipal, de juntas de freguesia e de associações congéneres da região.

Durante a celebração, foram entregues três novas ambulâncias à corporação. Uma viatura foi oferecida pelo Município de Vila Viçosa e pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu, outra foi doada por empresários do setor do mármore e a terceira adquirida pela própria associação. As viaturas foram benzidas durante a cerimónia.

O Comandante dos Bombeiros, Nuno Pinheiro, destacou o reconhecimento da comunidade e o investimento feito na corporação: «Sou um comandante feliz, com mais responsabilidade. Este investimento mostra o reconhecimento do município, dos empresários e da comunidade. Hoje temos bombeiros com formação e capacidade para operar todo este equipamento».

Na ocasião foi também inaugurado um monumento junto ao quartel, simbolizando a missão de paz e serviço da corporação, representada na figura de um “anjo da paz”.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, sublinhou a importância dos bombeiros na proteção das populações: «Quando os corpos de bombeiros estão bem e bem geridos, como é o caso, as populações estão tranquilas e os autarcas podem dormir mais descansados».

Presente na cerimónia, o presidente da ANEPC, José Manuel Moura, referiu que os bombeiros «são a espinha dorsal do sistema de proteção civil em Portugal», reconhecendo os desafios crescentes que enfrentam devido às alterações climáticas e à complexidade das emergências atuais.

A cerimónia realizou-se dois dias após a data oficial do aniversário da associação, que se assinalou a 27 de junho.