
O Governo prepara-se para apresentar, dentro de semanas, os planos para os terrenos do Aeroporto Humberto Delgado, que será encerrado após a abertura da nova infraestrutura em Alcochete. A decisão está a ser articulada com as câmaras municipais de Lisboa e Loures, revelou hoje o ministro das Infraestruturas.
“O nosso objetivo é retirar 100% do trânsito da Portela e, em breve, apresentaremos uma visão para o futuro deste espaço, em parceria com os municípios de Lisboa e Loures”, afirmou Miguel Pinto Luz, durante uma audição no parlamento.
O governante confirmou que os terrenos serão aproveitados para habitação, espaços verdes, cultura e desporto, garantindo que o fecho da Portela será uma realidade com a entrada em funcionamento do novo aeroporto em Alcochete.
Em maio do ano passado, quando foi anunciada a decisão sobre a localização da nova infraestrutura aeroportuária, Miguel Pinto Luz comprometeu-se a avaliar as melhores formas de reutilização dos terrenos da Portela, envolvendo autarcas, associações e moradores.
“Sabemos que aqueles solos necessitam de descontaminação, pois a Portela funcionou como aeroporto durante quase um século, mas vamos encontrar soluções sustentáveis e inovadoras, em parceria com os principais intervenientes”, sublinhou o ministro.
A transformação da Portela surge como um dos projetos mais aguardados e promete redesenhar a cidade de Lisboa, criando uma nova centralidade com impacto na mobilidade, habitação e qualidade de vida urbana.