
A Câmara Municipal de Águeda, a CP – Comboios de Portugal e a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga assinaram este sábado um protocolo de cooperação que visa promover, dinamizar e consolidar o Comboio Histórico do Vouga como um produto turístico de excelência a nível nacional. O acordo foi formalizado durante a viagem inaugural da edição de verão da iniciativa, que atraiu centenas de participantes.
O Presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, destacou que o Comboio Histórico do Vouga é “uma história de perseverança e de paixão” e que representa um fator diferenciador do território, em especial da freguesia de Macinhata do Vouga, que também acolhe o Museu Ferroviário e as oficinas da Sernada. Na ocasião, revelou que a caldeira da emblemática locomotiva Mallet está em processo de reparação nas oficinas da CP em Contumil, evidenciando o empenho da transportadora pública em dar continuidade ao projeto.
João Claro, administrador da CP, reforçou esse compromisso ao afirmar que o Comboio Histórico do Vouga integra a estratégia de desenvolvimento de produtos turísticos ferroviários da empresa. “Fazer turismo consciente e verde é utilizar o comboio”, afirmou, acrescentando que estas iniciativas ganham força quando realizadas em articulação com o poder local.
O protocolo agora assinado reforça uma parceria existente e pretende valorizar não apenas o comboio histórico, mas também a própria Linha do Vouga, atualmente a única linha de bitola estreita em funcionamento em Portugal.

Museu Ferroviário com nova dimensão nacional
A Câmara Municipal de Águeda prepara-se para triplicar a área do atual Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, num investimento com apoio de fundos comunitários, que funcionará em estreita colaboração com o Museu Nacional Ferroviário. Jorge Almeida explicou que o objetivo é transformar este núcleo num polo nacional da via estreita, com um espólio de “qualidade e de referência mundial”.
“Pretendemos fazer algo absolutamente extraordinário, com uma dimensão nacional e que esteja aberto ao mundo”, sublinhou o autarca, realçando que o projeto assenta na convicção de que “a perseverança, o sonho e a paixão” são motores de mudança.
Também Pedro Marques, Presidente da Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga, enalteceu a importância desta parceria para manter viva a dinâmica em torno do museu e do comboio, elementos que considera fundamentais para a identidade e vitalidade da freguesia.
Viagens durante o verão
O Comboio Histórico do Vouga realiza viagens nos dias 12, 19 e 26 de julho e nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de agosto. Os bilhetes e mais informações estão disponíveis no site da CP (www.cp.pt). A iniciativa proporciona uma viagem única ao passado ferroviário, num percurso entre Aveiro e Macinhata do Vouga, com paragem no Museu Ferroviário e animação a bordo.