A Coligação Democrática Unitária (CDU) anunciou hoje que vai candidatar o funcionário administrativo Fernando Carmosino, de 70 anos, à câmara de Castelo de Vide, distrito de Portalegre, nas eleições autárquicas deste ano.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a CDU indica que Fernando Carmosino, funcionário administrativo em situação de reforma, é atualmente membro da Direção Regional do Alentejo do PCP e da Direção da Organização Regional de Portalegre do PCP, sendo responsável pela área do trabalho autárquico e do desenvolvimento económico.

Contactado pela Lusa, Fernando Carmosino explicou que entra nesta corrida eleitoral defendendo a linha autárquica da CDU, considerando tratar-se de um projeto “que se aplica a todo o território nacional”.

A criação de trabalho para combater a desertificação e fixar jovens no território é uma das prioridades do candidato, caso seja eleito presidente da câmara.

“Há uma necessidade muito grande de criar trabalho”, alertou.

O candidato também já desempenhou funções de presidente da Assembleia Municipal do Crato, no mesmo distrito alentejano, tendo sido ainda membro da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Fernando Carmosino é também membro do PCP desde 1976.

No mesmo comunicado, a CDU indica que a professora Ana Travassos, de 65 anos, é a candidata da coligação à Assembleia Municipal de Castelo de Vide.

A Câmara de Castelo de Vide é liderada pelo social-democrata António Pita, que está a cumprir o terceiro e último mandato, não podendo recandidatar-se ao cargo devido à lei de limitação de mandatos.

A candidatura da CDU é a terceira a ser anunciada a esta autarquia, depois de o PS já ter revelado que a sua cabeça de lista é a formadora Cecília Oliveira, de 53 anos.

Já o PSD avança nesta corrida eleitoral em Castelo de Vide candidatando o atual vice-presidente do município, Nuno Calixto, de 52 anos.

O executivo da Câmara de Castelo de Vide é formado por três eleitos do PSD e dois do PS.

As eleições autárquicas estão marcadas para o próximo dia 12 de outubro.