
A iniciativa, promovida pelo Gerador, com o apoio da Município de Guimarães, pretende apoiar a criação de 10 obras audiovisuais centradas na reflexão sobre a sustentabilidade e os valores humanos, através do impacto da imagem na sociedade contemporânea.

Através desta bolsa, cada jovem selecionado receberá um apoio financeiro no valor de 300 euros, integrando ainda um programa de formação em artivismo e realização audiovisual com telemóvel, bem como um plano de mentoria com criadores internacionais.
Os projetos desenvolvidos serão apresentados publicamente na segunda edição do Festival Uncover, que terá lugar entre os dias 12 e 15 de março de 2026, em Guimarães.
As candidaturas podem ser submetidas a título individual por jovens, portugueses ou estrangeiros, que mantenham uma relação com o território de Guimarães, seja por residência, naturalidade, estudo, trabalho ou frequência regular do concelho.
Recorde-se que a primeira edição do Festival Uncover decorreu em Guimarães, em março de 2025, e afirma-se como um espaço de reflexão e questionamento sobre o papel da imagem na construção de perceções. A edição inaugural contou com a participação de cerca de 30 personalidades nacionais e internacionais, incluindo Gonçalo M. Tavares, Clara Não, Margarida Pinto Correia, Neil Harbisson, Luis de Matos, Nuno Saraiva, Laura Zalenga, Dread Scott e Nkem Agunwa.
A informação completa pode ser encontrada em https://gerador.eu/bolsas-uncover/