
Inspirada no lugar que o viu nascer, a nova imagem tem as montanhas como símbolo universal de proteção e sabedoria, evocando figuras míticas das culturas folk e celtas — árvores com alma, mochos guardiões ou gigantes silenciosos. Um imaginário que traduz o próprio CineEco: um festival empático, determinado, criativo e profundamente ligado à natureza.
A nova imagem do CineEco ressurge com o manifesto “Somos o espírito da montanha”. “O vento que assobia por entre as árvores. O guardião ancestral do equilíbrio natural que protege rios, árvores e animais. Somos homem e bicho. Somos a própria natureza”, sustenta a organização. Este manifesto “encontra-se representado naquilo que sempre fomos, agora com um novo rosto, energias reforçadas e com olhos no futuro”, acrescenta.
O novo logótipo e todo o universo que o acompanha: as cores, o padrão e texturas tal como a figura evocativa do espírito da floresta, reflete a fusão entre a tradição folk, a natureza e uma subtil linguagem visual associada ao cinema, com uma tipologia de formas geométricas robusta e determinada: o símbolo “play” incorporado na letra “n”, enquanto as restantes letras evocam a ecologia e essência folk.

Desde 1995, o CineEco realiza-se na cidade de Seia, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, e é hoje um dos mais antigos e reconhecidos festivais de cinema ambiental da Europa. Numa geografia que poderia ser vista como desvantagem, o festival encontrou força: a interioridade deu-lhe caráter, autenticidade e sentido de missão. Daí nasce uma marca que cruza território e internacionalização, como atestam as centenas de filmes inscritos todos os anos e a presença crescente das extensões do CineEco por todo o país e regiões autónomas – levando o melhor do cinema ambiental a públicos de todo o país.
O novo site oficial –no mesmo endereço www.cineeco.pt – reflete essa evolução: moderno, intuitivo e inclusivo, pensado para aproximar o público, cineastas e parceiros, ampliando o impacto cultural, ambiental e humano do festival.

O CineEco é um dos mais antigos festivais de Cinema Ambiental do mundo. Desde a sua criação que o Festival não se contém dentro das fronteiras físicas ou culturais.
Realizado em Seia, cidade do interior do país ainda assimétrico, é promovido por uma entidade pública do poder local que, com as suas gentes, abraçou a temática ambiental, ininterruptamente ao longo de 31 anos, mantendo-se fiel aos seus valores e aos seus princípios. O CineEco é membro fundador e faz parte da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental.
É organizado pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.