
O Município de Elvas lançou um concurso para a construção do Centro de Dia de São Brás e São Lourenço, em Aldeia da Cruz.
O processo tem um montante base de 970,8 mil euros e um prazo de execução de 18 meses, para uma capacidade de 20 utentes em Centro de Dia e de quatro para o Serviço de Apoio Domiciliário.
Segundo as peças do concurso, a autarquia refere que este projeto tem como objetivos «a prestação de serviços que satisfaçam necessidades básicas», assim como a prestação de «apoio psicossocial» e ainda o «fomento das relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários».
O edifício vai contar com uma área útil de 404,77m2¨, sendo um «projeto de raiz», apenas de um piso, com «uma arquitetura típica, que se integra na envolvente».
Desta forma, pode ler-se que este Centro de Dia surge «em função das necessidades manifestadas, pela carência e respostas sociais inexistentes na freguesia».
«De acordo com a atualidade que vivemos, cada vez é mais difícil de dar resposta às carências sociais devido ao envelhecimento rápido da população, necessitando assim de se criar de raiz mais um equipamento desta natureza», refere ainda o município nos documentos.