A Comissão da Padroeira de Santa Maria de Ul, em parceria com o Rancho Folclórico As Padeirinhas de Ul, assume a organização das Festas em Honra de Nossa Senhora das Febres, a realizar-se em Adães, na freguesia Ul, de 25 a 27 de julho. A iniciativa surge para "não deixar morrer a tradição daquela festa, pequenina festa, que é tão eh do coração da das pessoas da aldeia", explicaram Sofia Gaspar e Ana Coelho, da Comissão, em entrevista nos estúdios do Correio de Azeméis.
Sexta-feira, 25 de julho, as festividades iniciam com a Procissão das Velas às 21h00, partindo de Avenal em direção à Capela num novo percurso, desenhado para abranger mais pessoas. Segue-se, às 22h30, a atuação musical do duo Leandro Perfeito e Cláudia Sofia Santos.
Sábado, 26 de julho destaque vai para 34.ª edição do Festival Nacional de Folclore das Padeirinhas de Ul, início marcado para as 21h30. O evento contará com a presença do rancho anfitrião, o Rancho Folclórico As Padeirinhas de Ul, e grupos de outras regiões do país, incluindo o Grupo Folclórico Juventude de Santa Maria de Pindelo, Rancho Folclórico Poda e Vindimas e Grupo Folclórico de Aveleda. A noite encerra com um espetáculo de fogo de artifício às 23h45. Durante o dia, haverá "comes e bebes" e uma barraquinha de bebidas disponível.
Domingo, 27 de julho, o foco é a componente religiosa e cultural. Às 15h15, atua a Banda Filarmónica de Cucujães. A Missa Solene Campal será celebrada às 17h00, na quinta ao lado da Capela, seguida pela Procissão às 18h00, com horário ajustado para mais tarde devido ao calor, facilitando a participação de quem transporta os andores.
A organização, descrita como uma "comissão jovem e bastante dinâmica", expressa gratidão pelo forte apoio da comunidade e das empresas, que se mostraram "sensibilizadas pela iniciativa". Os fundos angariados durante estas festas, incluindo da tômbola, serão canalizados para a organização da Festa da Padroeira, agendada para 14 e 15 de agosto. Sofia Gaspar e Ana Coelho, da comissão, convidam todos a marcar presença: "Apoiem as festas das aldeias, os ranchos folclóricos, isto é cultura. [...] o folclore faz parte da essência de Portugal".