O Festival da Melancia está de regresso ao Ladoeiro, concelho de Idanha-a-Nova, entre 6ªfeira e domingo, 18 a 20 de julho, e promete ser o evento mais refrescante deste verão.

Durante três dias celebra-se a rainha da estação, a melancia, com um programa recheado de sabores, sons e tradições.

Ao longo do certame, a autarquia idanhense refere que não irão faltar momentos para todos os gostos: desde a música ao vivo a tertúlias, animação de rua, exposições de máquinas agrícolas, produtos regionais, sessões de live cooking, concursos de escultura e até corridas com melancias. O cartaz musical volta a ser um dos grandes destaques.

Esta 6ªfeira, dia 18, começa com a tertúlia “Histórias de Vida – A Cultura da Melancia”, que junta testemunhos de gentes do Ladoeiro (19h30). Segue-se uma Grande Noite de Fados (22h) e, já pela noite dentro, sobe ao palco Blaya, com um concerto marcado para as 23h30. A noite termina com o DJ Rui Tapadas (01h).

No sábado, o destaque vai para o tradicional Concurso de Escultura em Melancia, com prémios para os três melhores participantes. Haverá ainda demonstrações de cozinha ao vivo, cantares ao desafio e a sempre aguardada pesagem e atribuição do prémio da melancia mais pesada. A noite de animação musical fica a cargo de União Portuguesa (21h30), Némanus (23h30) e DJ Paulino Coelho (01h), garantindo festa até de madrugada.

Já no domingo está reservada mais sessões de cozinha ao vivo, as populares corridas de melancia e atuações de vários grupos de música tradicional. O festival encerra com um momento especial de cantares à desgarrada, com os melhores de Portugal (22h).

Com entrada gratuita e um ambiente único, o Festival da Melancia é uma verdadeira homenagem à cultura agrícola local com organização do Município de Idanha-a-Nova, Idanha-a-1000, Filarmónica Idanhense e Junta de Freguesia do Ladoeiro.