
A apresentação oficial da 3.ª edição do Festival Raízes decorreu na passada quarta-feira, 16 de abril, na Biblioteca Municipal de Marco de Canaveses, e contou com a presença do artista Zé Amaro, um dos nomes confirmados no cartaz do evento.
A edição de 2025 do festival terá como nova localização o Largo da Feira, um espaço considerado mais amplo e com melhores condições para a realização das atividades programadas.
O evento terá lugar entre os dias 23 e 25 de maio e integra um conjunto de atividades culturais e musicais, com dois concertos principais de música tradicional portuguesa:
- Cláudia Martins & Minhotos Marotos, na sexta-feira, 23 de maio, às 22h00;
- Zé Amaro, no sábado, 24 de maio, às 22h00.
Antes dos espetáculos principais, haverá atuações de grupos locais, como o Artâmega e a Orquestra Juvenil da Banda de Música de Vila Boa de Quires. No domingo, 25 de maio, realiza-se um Festival de Folclore com a participação de cinco grupos do concelho:
- Rancho Folclórico de Piares (Penhalonga)
- Rancho Folclórico de Quintã (Soalhães)
- Rancho Folclórico de Santa Eulália (Constance)
- Rancho Folclórico de São João (Alpendorada)
- Grupo de Danças e Cantares de São Martinho (Sande)
Durante os três dias, o recinto contará com uma mostra permanente de gastronomia, vinhos, artesanato e produtos locais, com a participação de 18 associações e instituições do concelho. Estão previstas ações promocionais e showcookings da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, bem como a presença de 11 produtores de vinho no âmbito da Rota dos Vinhos do Marco. A Associação dos Artesãos do Marco também marcará presença com exposição e venda de artesanato local.
O programa completo está disponível nos canais oficiais do município de Marco de Canaveses: www.cm-marco-canaveses.pt.